Saúde & bem-estar

Saiba o que comer durante a tensão pré-menstrual

Aquela altura do mês traz cólicas, hemorragias e algo que nunca deixa as mulheres esquecer do que está para vir, a tensão pré-menstrual, que interfere de tal forma com as hormonas que não sabemos se choramos ou se rimos.

As hormonas estão alteradas mas, ao contrário do que se possa pensar, não é desculpa para comer tudo o que lhe apetece.

Na verdade, há até alguns alimentos que devem ser evitados antes e durante a ‘fatídica’ altura do mês.

Eis os alimentos que deve evitar, segundo os especialistas ouvidos pelo U.S. News:

Álcool – O consumo de álcool pode agravar a sensibilidade dos seios, um sintoma associado à tensão pré-menstrual, e baixar os níveis de açúcar no sangue, algo que pode agravar as mudanças de humor.

Comidas salgadas – Pickles, azeitonas, queijo, batatas fritas e outros alimentos salgados podem provocar retenção de líquidos e barriga inchada, agravando a indisposição e desconforto típicos da tensão pré-menstrual.

Café – A cafeína pode aumentar a sensibilidade dos seios e a irritabilidade.

Açúcar adicionado – A tensão pré-menstrual pode fazer com que tenha desejo de comer doces, mas o consumo excessivo de açúcar agrava os sintomas de pré-menstruais e menstruais e ainda levar ao aumento de peso.

E os que pode e deve comer:

Grão de Bico – Aumenta os níveis de zinco que estão em défice durante a tensão pré-menstrual.

Iogurte grego – É um boa fonte de cálcio e, segundo um estudo realizado pela Universidade de Massachusetts em Amherst, as mulheres que consomem muito cálcio são mais propensas a sofrer de tensão pré-menstrual.

Salmão – Segundo o mesmo estudo as mulheres que consumiam mais vitamina D através da alimentação também tinham sintomas mais leve de tensão pré-menstrual. O salmão é uma boa fonte de vitamina D.

Peru – Alguns estudos sugerem que a vitamina B6 ajuda a combater os sintomas de tensão pré-menstrual, incluindo irritabilidade, depressão e sensibilidade nos seios. A carne de peru é uma boa fonte desta vitamina.

Espinafres – As mulheres com tensão pré-menstrual também têm níveis mais baixos de magnésio, alho que pode encontrar nos espinafres.