Atualidade

Saiba o motivo pelo qual Kim Kardashian e Trump se reuniram na Casa Branca

Não é o encontro mais expectável do mundo, mas a verdade é que aconteceu. Kim Kardashian esteve na Casa Branca para uma conversa com Donald Trump e com o seu cunhado Jared Kushner, marido de Ivanka. O presidente dos Estados Unidos partilhou uma fotografia com a socialite, na Sala Oval, onde se reuniram para discutir a reforma do sistema prisional, nomeadamente o caso de Alice Marie Johnson.

Donald descreveu o momento como “grande encontro com Kim Kardashian”, em que se “falou sobre a reforma da prisão e condenação”.

Quem é Alice Marie Johnson?

Prisioneira desde 1996, a mulher foi condenada a prisão perpétua, sem liberdade condicional, por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Alice cresceu em Olive Branch, no Mississippi. Com 15 anos já era casada e estava grávida. Quando se divorciou do marido, o vício do jogo fê-la perder o emprego na FedEx, mas foi a morte do seu filho mais novo, Cory, que a atirou para a má vida. Johnson envolveu-se com dealers que importavam cocaína para Memphis, no Tennessee, e passou a agir como intermediária dos traficantes de droga, passando mensagens em código por telefone.

Na altura em que foi condenada, em 1997, as leis federais americanas exigiam prisão perpétua.

Há 21 anos que a casa da mulher de 63 é o Instituição Correcional Federal de Aliceville, no Alabama. Durante todo o tempo na prisão, manifestou um comportamento exemplar, o que lhe fez com que um grande número de pessoas peça que lhe seja atribuída clemência, entre elas Kim.

Alice Marie Johnson está a cumprir pena de prisão perpétua

O apoio da socialite

A sua história foi contada num pequeno vídeo, que se tornou viral nas redes sociais. Kardashian viu o vídeo e partilhou com os milhões de pessoas que a seguem. “Isto é tão injusto”, escreveu em outubro do ano passado. Desde esse momento, a empresária tem apoiado Johnson que no final de novembro, lhe escreveu uma carta comovente a relatar que os seus esforços estavam a ajudar a salvar-lhe a vida.

“Eu estava a afogar-me e você deu-me um colete salva-vidas e deu-me esperança”, escreveu Alice.

Kim pediu a Trump que perdoasse Alice Johnson, mãe de cinco, avó de seis e bisavó de um, que viu a sua primeira condenação chegar depois da maioria dos seus 15 cúmplices testemunharam contra si, em troca de verem as suas sentenças ou acusações serem reduzidas.

O encontro entre Kim e Trump

A estrela americana terá falado com Ivanka Trump no sentido de marcar a reunião, que aconteceu esta quarta-feira, e durou cerca de uma hora.

Kim publicou no Twitter um agradecimento ao presidente americano: “Gostaria de agradecer ao presidente Trump pelo seu tempo esta tarde. A nossa esperança é que o Presidente conceda clemência à Sra. Alice Marie Johnson, que está a cumprir uma sentença de prisão perpétua pela primeira vez, por um delito de drogas não violento”.

“Estamos otimistas quanto ao futuro de Ms. Johnson e esperançosos de que ela – e tantos como ela – tenham uma segunda chance na vida”, escreveu também a irmã do clã Kardashian.

Após a reunião, Kardashian terá ido a casa de Jared Kushner e de Ivanka Trump, em Washington DC.

Pedido de clemência

A advogada de Alice, Brittany Barnett, revelou ao Daily Mail que Kim queria pedir a Trump a concessão de clemência a Alice Johnson: “Hoje é o aniversário dela, então não há presente maior do que a liberdade no seu aniversário”.

Quando Kim conseguiu marcar uma reunião com Jared Kushner, conselheiro sénior da Casa Branca, Barnett disse-se esperançada de que ela tivesse também oportunidade de defender o caso de Johnson diante do presidente.

“A mensagem para o presidente é os 21 anos que Alice Johnson já passou na prisão, representam uma punição que maior do que ela deve à sociedade e que mantê-la na prisão o resto da vida é moral e​ economicamente injustificável”, afirmou Brittany.

Antes da sua visita à Casa Branca, na quarta-feira, a mulher de Kanye West parabenizou Alice: “Feliz Aniversário Alice Marie Johnson. Hoje é para si”.

Fotos: Redes Sociais/Facebook e Twitter