Saúde & bem-estar

Lavar as mãos reduz doenças como gripe, conjuntivite e viroses

É uma ação tão simples e rápida, mas com efeitos tão importantes. Lavar as mãos é um hábito básico de higiene que tem consequências muito positivas para a saúde.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o costume pode reduzir até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, constipações, conjuntivites e viroses.

Mesmo assim, a prática é negligenciada tanto por pessoas comuns como por profissionais da saúde no dia a dia. Por isso, a OMS instituiu um dia (5 de maio) para a realização de programas e ações que estimulem o hábito de higienizar as mãos todos os dias.

Os especialistas recomendam que a higiene das mãos seja feita com água e sabão sempre que necessário – principalmente antes das refeições e ao sair da casa de banho.

Vale também ter sempre à mão álcool gel para fazer a limpeza quando não houver outros meios à disposição.

A higienização correta das mãos é parte fundamental para prevenir que bactérias multirresistentes se espalhem em ambientes hospitalares.

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde revelam que, mundialmente, as infeções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pessoas e têm um impacto económico significativo nos pacientes e sistemas de saúde.

Em países desenvolvidos, essas doenças representam de 5% a 10% dos internamentos em hospitais de cuidados agudos. Nos países em desenvolvimento, o risco é de duas a 20 vezes superior e a proporção de pacientes com esse tipo de infeção pode exceder 25%.

Foto: Instagram