Lifestyle

Estes são os melhores chás para emagrecer

Muitas são as mulheres que optam por beber chá com o objetivo de perder peso e dependendo do caso, é a escolha mais adequada, já que existem medicamentos no mercado que fazem com que a pessoa tenha diversos efeitos colaterais.

Além disso, com o chá ‘emagrecedor’ não quer dizer que irá perder peso rapidamente, já que é necessário também aliar a uma alimentação saudável e a prática de exercício físico.

Estes tipos de chá de que vamos falar a seguir têm a sua eficácia comprovada no auxílio da perda de peso, já que atuam no metabolismo, acelerando a queima de gordura de maneira rápida.

Além disso, as plantas utilizadas para fazer o chá são oxidantes e termogénicos, ou seja, faz com que não haja retenção de líquido, assim como também faz a redução das toxinas existentes no organismo.

O chá para emagrecer a barriga, além de fazer com que a pessoa emagreça e perca medidas na barriga, traz também outros benefícios para a saúde da pessoa, claro, dependendo do chá, porém a maioria possui os seguintes benefícios:

  • Faz com que haja o aceleramento do metabolismo, facilitando assim, a queima das calorias
  • Auxilia na redução do colesterol
  • É um excelente diurético
  • Tem propriedades antioxidantes
  • Previne o cancri e as doenças do coração
  • É um anti-inflamatório
  • É um protetor para os olhos, já que reduz a oxidação da retina

Mas atenção: qualquer chá assim deve ser evitado por grávidas, lactantes, crianças que tenham menos de 6 anos, assim como deve ser evitado por aquelas pessoas que possuem problemas de diabetes, hipertensão, entre outros.

Para poder fazer o chá ‘emagrecedor’ ou o chá para emagrecer a barriga, é possível encontrar as folhas em feiras, mercados, lojas de produtos naturais ou até mesmo pela internet.


1 – Chá Verde
Este é um dos mais famosos e quem sabe o mais utilizado pelas pessoas que querem perder peso. Este chá possui cafeína e catequinas que fazem com que haja o aceleramento do metabolismo.

Com isso, o chá auxilia o corpo a gastar mais energia, regula o processo de digestão, facilita o funcionamento do intestino e combate a retenção líquida no organismo.

O chá verde possui 3 versões, saqueta, comprimido ou em pó.

Ingredientes:
1 colher de chá de folhas secas de chá verde
1 litro de água fervente

Modo de preparo: Ferva a água e acrescente as folhas do chá verde. Aguarde por 10 minutos. É indicado incluir também limão ou abacaxi. Após coe e beba ainda morno.

Este chá é indicado consumir de 3 a 4 chávenas ao dia.

Além disso, pessoas que utilizam medicamentos para o sistema nervoso devem evitar o consumo deste chá, assim como também aquelas que possuem gastrite, hipertensão, hipotireoidismo e glaucoma e claro, que como dito anteriormente, as grávidas e as lactentes também devem evitar.

2 – Chá de Maracujá
Além de ser ótimo para combater a retenção de líquido, por ser diurético, também é excelente para acalmar os nervos.

Portanto, o chá de maracujá é muito bom para redução do inchaço.

Ingredientes:
1 litro de água
10 colheres de açúcar
5 cravos da Índia
2 paus de canela
Semente e polpa de um maracujá
1 maçã cortada em pedaços

Modo de preparo: Derreta o açúcar e adicione a água para não queimar e então vai mexendo até dissolver tudo. Após, acrescente os outros ingredientes e ferva por pelo menos 10 minutos. Muitos preferem coar o chá, porém não há qualquer problema em consumir as frutas junto com o chá emagrecedor.

É indicado o consumo de 1 a 3 chávenas de chá por dia, assim como também na semana seguinte não poderá fazer este chá. Isto é, deve intercalar semana sim, semana não de consumo.

Este chá para emagrecer caseiro não pode ser ingerido por pessoas que possuam a pressão baixa.

O chá de maracujá não é recomendado para pessoas com pressão baixa.

3 – Chá de hibisco
O chá para emagrecer de hibisco é aquele que faz com que a pessoa emagreça com mais rapidez e de forma salutar, já que tem ação diurética e também digestiva e laxante.

Este chá realiza uma limpeza no intestino e com isso faz com que haja a perda rápida do peso, já que tudo que não for bom para o organismo é expulso e com isso há o melhor aproveitamento das vitaminas e até mesmo dos nutrientes.

O chá para emagrecer hibisco é feito através da flor do hibisco sabdariffa e jamais da flor que é usada nos jardins, já que possui função somente de ornamentar.

Ingredientes:
2 colheres cheias de sopa de hibisco seco
1 litro de água

Modo de preparo: Ferva a água e acrescente o hibisco. Deixe esfriar por pelo menos 8 minutos. Após, coe e beba ainda morno.

É aconselhável beber o chá três a quatro vezes ao dia e de preferência antes das refeições.

Este chá deve ser evitado por pessoas que têm problema de pressão baixa, mulheres na tensão pré-menstrual, pessoas que estão na idade fértil, assim como as grávidas e lactantes.

Fotos: Instagram