Atualidade

Hélder Reis junta amigos a pretexto de “Lendas, Mitos e Ditos de Portugal”

Cheio de desafios em televisão, o apresentador da RTP é o exemplo de que o tempo é aquilo que fazemos com ele e a prova está em mais um livro editado. Depois da apresentação em Lisboa, Hélder Reis reuniu outros amigos no Porto, para, esta quinta-feira, promover “Lendas, Mitos e Ditos de Portugal”.

Comunicador nato, teve a ser lado, no palco principal, Sónia Araújo, Joana Teles, Catarina Camacho e Jorge Gabriel que não pouparam elogios à obra, mas também à pessoa que a assina. Na plateia, colegas de trabalho e amigos juntaram-se no Mercado do Bom Sucesso, num final de tarde animado pela Tuna de Farmácia do Porto e pelo sentimento, onde a saudade e curiosidades que Hélder colocou no papel foram conversa e emoção.

Este é o seu sétimo livro e é fruto de “ano e meio de trabalho, muita investigação, e hora e meia de escrita diária. É também muito resultado do trabalho quer no ‘Praça’ como no ‘Aqui Portugal’, reconhece o autor, após ser desafiado pela editora Manuscrito a escrever sobre algo que apreciasse.

Aceite a proposta, “foi um processo, fomos afinando histórias”, recorda Hélder Reis, assumindo que “há histórias que se cruzam” com a própria família. E a verdade é que ao folhear “Lendas, Mitos e Ditos de Portugal” qualquer um será capaz de recordar contos das avós ou das mães, recuando até à infância numa viagem pelas palavras.