Lifestyle

Este é supermercado mais barato para fazer compras

A lista foi divulgada pela Deco Proteste, tal como costuma acontecer todos os anos.

E, tal como tem acontecido nos últimos anos, o Jumbo volta a ser a cadeia de supermercados mais barata em Portugal continental. Esse título já era seu no estudo feito pela Deco em junho de 2017.

O ranking foi agora atualizado com base nos preços recolhidos entre setembro e novembro de 2017.

O Continente e o Continente Modelo, anteriores líderes, seguem logo atrás neste estudo, com uma média de preços 2% mais cara do que no Jumbo, para o mesmo cabaz de produtos.

Já o Pingo Doce conseguiu subir um lugar na tabela e aproximar-se das cadeias dos grupos Auchan e Sonae. Em outubro de 2017, o custo médio do cabaz no Pingo Doce era 10% mais caro do que no líder. Agora, a diferença é de 7 por cento.

Para comprar o mesmo cabaz de produtos nas lojas de desconto Lidl e Minipreço, gasta-se mais 14% do que no Jumbo.

Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos onde é possível obter poupanças mais significativas, escolhendo o supermercado certo. Para uma família que gaste € 150 mensais no supermercado, a poupança anual pode chegar aos 250 euros.

“Todas as atualizações do nosso estudo a supermercados são feitas com base num cabaz com os produtos das marcas mais vendidas em Portugal, entre frescos, congelados, mercearia e produtos e higiene pessoal e do lar”, explica a Deco, onde se lê que “mais de um terço do cabaz (38%) é composto por produtos das marcas próprias de gama média de cada uma das lojas e os restantes 62% são preenchidos com marcas de fabricante”.

No total, foram recolhidos 110 290 preços para um cabaz de 141 produtos, em 70 concelhos.

Para construir o ranking das cadeias mais baratas, a Deco analisou os supermercados que figuram em, pelo menos, 10 distritos, sendo que, não são considerados descontos em cartão nem promoções que obriguem à aquisição de outros produtos.

Madeira e Açores com concorrência apertada
O Pingo Doce lidera atualmente o ranking das cadeias de supermercados mais baratos no Funchal, na ilha da Madeira. O Continente Modelo desce para a segunda posição, com preços médios 1% mais caros.

Já nos Açores, o Continente Modelo mantém o primeiro lugar do ranking em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. No entanto, na ilha Terceira, a liderança é partilhada com os supermercados Guarita.

Jumbo vence na internet
O campeão dos preços baixos nas lojas físicas é também o mais barato na internet. O Jumbo Online lidera o ranking das cadeias de supermercados mais baratas no mundo virtual desde 2016. O Continente ocupa agora o segundo lugar neste ranking, com a sua plataforma Continente Online a praticar preços 2% mais caros do que o Jumbo, para o mesmo cabaz de produtos selecionados.

O terceiro lugar do pódio é arrebatado pelo site do Intermarché, que nunca tinha estado tão próximo do líder da tabela. Para a totalidade do cabaz considerado, os preços praticados pelo Intermarché são, em média, 4% mais caros do que os do Jumbo. Já o El Corte Inglés cai, nesta edição do estudo, para o quarto lugar, enquanto o Froiz se mantém no último patamar da tabela, embora melhore o seu índice (era 115 em outubro de 2017).

Se quiser ver o supermercado mais barato da sua região, pode fazê-lo clicando aqui.