Lifestyle

Jumbo é o supermercado mais barato

O estudo anual dos preços dos supermercados realizado pela DECO voltou a concluir que o Jumbo é o supermercado mais barato do país. De março a julho, a associação recolheu 54.208 preços em 480 estabelecimentos — incluindo quatro lojas online -, abrangendo 77 concelhos. “A cadeia Jumbo lidera a ‘corrida’ com os preços mais baixos e as lojas do Pingo Doce tentam não perder terreno”, referiu a instituição. Assim, a cadeia Jumbo volta a vencer no território continental, já a cadeia Continente/Modelo ganha nos Açores e o Pingo Doce na Madeira.

“Em muitas cidades, basta atravessar a rua ou virar a esquina para poupar centenas de euros e nós revelamos onde está o supermercado mais barato”, acrescentou a DECO. Para o ajudar a associação disponibiliza um simulador de preços. A poupança anual pode ir até 350 euros.

Lisboa, Faro e Santarém são os distritos com a maior diferença de preços entre o estabelecimento mais barato e o mais caro que a DECO visitou. A poupança atinge sempre a casa dos 20 por cento. Já na Guarda, Portalegre e Beja há uma menor diferença de preços, ou seja, há poupança do consumidor é menor. Nas Ilhas, as diferenças de valores estão na casa dos três por cento.

“O Jumbo conquista o índice 100 nas compras do cabaz só com marcas de fabricante em oito distritos. Na luta individual e para o mesmo carrinho de compras, segue-se o Pingo Doce. Consegue apresentar os preços mais baixos em cinco distritos. O Pão de Açúcar arrebata a vitória em quatro distritos. A este nível, o Continente, o Minipreço e o Lidl só conseguem acompanhar os melhores e brilhar na passadeira dos preços baixos com uma loja: Continente, em Viana do Castelo, Minipreço, em Castelo Branco, e Lidl, em Évora”, apontou a DECO.

Quanto ao cabaz das marcas mais económicas a associação explicou que a “rivalidade intensifica-se a cada dia. Também aqui o Jumbo bate a concorrência ao vencer em toda a linha em nove distritos. Brilha sobretudo no Porto, onde apresenta quatro lojas com os preços mais vantajosos para os fãs deste cabaz. No pódio, seguem o Pão de Açúcar e o Pingo Doce, com lojas vencedoras em quatro distritos”.