Atualidade

Homicídio de Marielle Franco motiva manifestações

A quinta-feira está a ser marcada pelas reações à morte de vereadora brasileira. A ativista Marielle Franco foi assassinada, na noite de quarta-feira, quando voltava a casa depois de uma conferência no centro do Rio de Janeiro, chamada “Jovens negras movendo as estruturas”.

Feminista e socióloga, enquanto política, dedicava-se à defesa da não-violência e horas antes de ser morta tinha comentado no Twitter a onda de violência que assola o Brasil, longe de imaginar que seria a próxima vítima.

A execução de Marielle tem gerado uma enorme indignação e são muitos aqueles que lhe prestam homenagem não só em território brasileiro como também em Portugal, estando mesmo convocadas várias manifestações em sua memória.

Caetano Veloso publicou uma homenagem em forma de música. Em vídeo, o cantor interpretou sua música “Estou Triste”. No texto, usou as hashtags “Luto por Marielle” e “Marielle Presente”.

Às 18 horas a concentração teve como palco a Praça Luís de Camões, em Lisboa. Também na capital, o movimento feminista marcou uma vigília para dia 19 de março, às seis da tarde, no mesmo local. No mesmo dia haverá ainda um evento no Porto, no Consulado Geral do Brasil, a partir das 18h30.

Relatora da comissão de acompanhamento Intervenção Federal no Rio de Janeiro, a vereadora tinha denunciado a violência da polícia do estado carioca, que se encontra atualmente sob intervenção federal no que respeita à segurança pública.