Atualidade

Vence medalha olímpica depois de quase ter morrido

Os Jogos Olímpicos (JO) de PyeongChang, na Coreia do Sul, arrancaram na sexta-feira e já há verdadeiras histórias de superação.

É o caso do novo medalhado olímpico de snowboard, modalidade de ‘slopestyle’. O canadiano Mark McMorris, de 24 anos, venceu o bronze nos JO de Inverno e se isso não fosse motivo por si só de notícia, veja isto:

Há menos de um ano, o jovem quase perdeu a vida depois de ter embatido contra uma árvore quando esquiava em Whistler, British Columbia, no seu país natal. O nevoeiro intenso que se fazia sentir na altura fê-lo perder a noção do trajeto.

“Para ser sincero tinha a certeza que ia morrer”, confessou no seu Instagram, na legenda da tal foto em que surge na cama de hospital.

Não foi para menos. Sofreu fraturas no maxilar, no braço esquerdo, na pélvis, da costela, teve rutura do baço e o pulmão esquerdo colapsou. Somado ao facto da equipa de resgate de helicóptero ter demorado uma hora e meia a chegar ao local do acidente, Mark não tinha as hipóteses do seu lado.

“Não era uma árvore pequena e (não tinha) ramos. Bati nela com o meu lado esquerdo. Dei uma volta de 360º e, quando me deparei, estava exatamente ali. E então era apenas – boom. Parti tudo, tipo 16 ossos ou isso numa só vez. Isso é como um acidente de carro”, explicou na altura.

Só que nunca desanimou. Nem quando a primeira coisa que pensou, depois de acordar de frio por 45 segundos, foi que nunca mais poderia fazer snowboard. Até porque Mark tem quatro medalhas de ouro em ‘slopestyle’ nos X Games em Aspen, ganhou uma medalha de bronze em Sochi e há um ano foi classificado como o snowboarder número 1 do mundo.

Quando começou a recuperar, voltou a fazer desporto e este sábado fez história. Perdeu o ouro para Redmond Gerard, um americano de 17 anos que se tornou o segundo mais jovem a ganhar uma medalha de ouro nos JO de Inverno, e a prata para o compatriota Max Parrot. Mas o que é isso em comparação com a sua história de vida e superação?

Como reforçou a organização dos JO nas redes sociais, depois da prova final masculina de ‘slopestyle’, “tudo é possível”.

Fotos: Instagram