Televisão

‘O Preço Certo’ recebe concorrente carteirista

Está no ar há 14 anos e já ultrapassou as 3 mil emissões. Durante anos foi líder de audiências naquele horário das 19h00, sendo que nos últimos tempos tem perdido com ‘Apanha Se Puderes’ da TVI.

Mas isso não significa que já vimos tudo no programa. Pelo contrário. Recentemente ‘O Preço Certo’ recebeu um concorrente que é carteirista. Isso mesmo foi revelado pelo próprio, em direto, perante a perplexidade do apresentador e das risadas do público.

“Então o que é que faz na vida?”, perguntou Fernando Mendes àquele que era o último concorrente a tentar a sua sorte naquele programa.

“Desempregado”, respondeu José de Jesus e Silva, de Castelo de Paiva.

“E o que é que fazia?”, continuou o apresentador. “Carteirista”, respondeu José prontamente.

Escusado será dizer que a plateia reagiu de imediato com bocas abertas de espanto e gargalhadas. “Faz ele muito bem”, disse Mendes, como se nada fosse. “A gamar é que a gente se entende. Era mais moedas ou notas?”, questionou.

“Ora bem, o juiz é que não me deixa trabalhar”, explicou José. “O juiz ou o juízo?”, virou-se o anfitrião para Miguel Vital. “O juiz”, confirmou Vital.

Enquanto todos se riam, incluindo Paulo Teixeira, antigo Presidente da Câmara de Castelo de Paiva que também lá estava, Fernando Mendes continuou a ‘entrevista’ no mesmo tom.

“Pois. O juiz decide. Então e tem gamado muito?”. “Agora não posso gamar. Ele não me deixa. Agora não posso”, explicou o concorrente.

“Mas gamava muito?”, insistiu Fernando Mendes. “Não, um pouco. Mas não dá para viver”, lembrou José.

Neste momento Fernando Mendes diz-lhe que se roubou, no passado, podia muito bem ser confundido com uma criança da 4ª classe por causa da sua baixa estatura. “Quanto é que mede?”, quis saber. “54 quilos”, respondeu-lhe o homem, voltando o público a rir às gargalhadas.

“Espetáculo. Quer mandar beijos para alguém além do juiz?”, sugeriu Fernando Mendes, ao que Silva lá mandou beijos aos netos, ao filho, à nora e a uma “menina que veio comigo” e estava no público.

Findas as apresentações, o comediante apenas pediu: “Não roubes o microfone que depois faz falta para amanhã”.

E assim se voltou ao jogo, mas José não conseguiu acertar no preço. No final os concorrentes receberam uma carteira da Cavalinho e umas queijadas, em jeito de prémio de consolação.

“Esta vai ser das primeiras carteiras que o nosso concorrente não vai ter de roubar”, disse o Miguel Vital, ao que o concorrente reagiu com naturalidade, como aliás tinha feito sempre.

Depois de um outro concorrente ter arriscado – e falhou – o prémio da montra final, José de Jesus e Silva foi abraçar o apresentador. “O Silva estava a brincar. O Silva não é de gamar”, brincou Mendes, virado para a câmara.