Lifestyle

Conheça as previsões do horóscopo para 2018

Numa altura em que nos aproximamos a passos largos da passagem do ano, nada como rever o que fizemos em 2017 e pensar no que virá em 2018.

A taróloga Maya esteve a ver as cartas que regem cada signo no próximo ano e estas são as previsões, que abrangem vários aspetos da nossa vida.

O ano de 2018 é regido pela carta XI, A Força. Esta é uma carta que traz luta e desafios permanentes aos nativos de cada signo. Não se pode dizer que em 2018 a conjuntura global seja dourada. É positiva, traz mais-valias mas estas não estão associadas à sorte mas antes ao trabalho, luta, suor.

Dentro desta conjuntura geral há signos que estão mais favorecidos, ou seja, em que a luta é menos intensa. Depois temos aqueles em que a luta tem de ser maior, porque são os signos cujas influências conjunturais são menos protetoras.

Assim sendo, todos os signos têm de estar muito atentos e não podem facilitar na gestão do seu dia-a-dia e de todos os setores da vida. E, de facto, esta carta é isso mesmo: estar atento, não facilitar, não dar trunfos aos adversários, ter foco e concentração.

SIGNOS MAIS PROTEGIDOS EM 2018: Touro, Gémeos, Caranguejo e Virgem

SIGNOS MAIS TENSOS EM 2018: Balança, Escorpião e Aquário

Agora vejamos a previsão para cada signo:

CARNEIRO – VII, O Carro

Os nativos de Carneiro têm um ano sob a influência da Carta VII de Tarot, O Carro. É uma carta positiva embora não se possa dizer que seja facilitadora. Carneiro pode, através do esforço pessoal e da ‘condução’ deste Carro, levar a bom porto o ano e atingir objetivos importantes para os anos vindouros.

O ariano revela uma capacidade de luta e um sentido prático, que lhe são aliás características comuns, e que esta Carta VII reforça. Ou seja, é uma boa influência para o signo, pois potencia as características naturais dos arianos.

Será através do esforço pessoal, do foco bem definido que Carneiro ultrapassará os obstáculos. Também o sentido de oportunidade e eficácia ao conduzir a sua vida serão ferramentas essenciais para o sucesso. Em suma, Carneiro não tem uma vida facilitada mas o êxito está ao seu alcance.

AMOR: Na vida sentimental, Carneiro tem um ano privilegiado e o amor será mesmo, em 2018, um dos pilares deste signo. A influência este ano para Carneiro é muito curiosa. De facto, este nativo atua habitualmente com o coração, com o lado mais impulsivo. Mas este ano, felizmente, o lado racional vai permitir-lhe fazer as melhores escolhas. Pode iniciar o ano já apaixonado ou ter um amor logo nos primeiros meses. Na verdade, o ariano pode pensar este ano sobre a vida, pensar em constituir família, ou criar melhores bases para a mesma. Mais: qualquer união ou casamento
tem tudo para dar certo. Em 2018, a cabeça e coração de Carneiro estarão concertados.

TRABALHO: Um ano positivo para Carneiro. De facto, o nativo deste signo pode contar com estabilidade e harmonia no ambiente profissional e está nas suas mãos fazer opções. Pode manter o rumo já estabelecido ou fazer escolhas mas sempre jogando pelo seguro, pois não cabe na conjuntura de Carneiro mudanças abruptas ou cortes radicais. Podem surgir oportunidades mas estas serão na sua área de trabalho, com os recursos de que dispõe, não optando por aventuras. Terá ainda menos conflitos do que em anos anteriores. O ambiente profissional está harmonioso, com um crescimento baseado em evoluções de continuidade ou evoluções definidas, escudadas e com garantias.

DINHEIRO: Os arianos têm um ano bastante protegido no dinheiro mas não podem cair em facilitismos ou demasiado seguros. Carneiro deve ponderar nos gastos e ter cuidado com a organização da agenda mensal, pois vai estar sujeito a lapsos, esquecimentos ou até negócios menos bons, por excesso de confiança. O ano é positivo mas é preciso que impere a racionalidade e não o impulso de gastar. Deve ter cuidado com acordos e contratos, tudo deve ser passado a escrito: só a confiança não chega. É também um ano em que poderá ter de lidar com heranças. Mais uma vez, tudo deve ser reduzido a escrito e não delegar em terceiros. Pedir conselhos, isso sim, pode ser valioso.

SAÚDE: Em 2018, Carneiro deve ter especial atenção com as fragilidades próprias do signo. Deve ter cuidado com a gestão do tempo, não tentar fazer mais do que aquilo que pode, programar o tempo, não ficar obcecado por objetivos e respeitar os períodos de descanso. O ariano tem tendência a actuar com muita rapidez, a trabalhar debaixo de tensão, e isso deve ser evitado. Deve dar atenção a dores de cabeça, comuns ao signo, mas que podem revelar algum factor patológico, que deve ser logo avaliado. Cuidados adicionais, também, com joelhos e ancas. É um ano positivo mas Carneiro não deve esquecer que também está sujeito a doenças e terá de dar mais atenção à saúde.

AMIGOS: Carneiro não terá surpresas desagradáveis com os amigos. Com eles poderá passar momentos harmoniosos, muito agradáveis e obter também conselhos firmes e desinteressados. Não há qualquer tendência para que Carneiro tenha que se preocupar, este ano, com amigos, ambientes ou traições. O setor da amizade será, portanto, um porto muito seguro. Os amigos de longa data são os que terão maior influência na sua vida mas qualquer amizade, ainda que recente, será fiel, leal e Carneiro pode e deve confiar nos amigos.

FAMÍLIA: Em questões familiares, o nativo Carneiro tem de ser muito firme e não deixar que se ultrapassem limites. Sempre que considerar que aqueles estão a ser ultrapassados e a interferir demais na sua vida deve pôr um ponto final, sem margem para equívocos. Podem surgir conflitos e até algumas rupturas, não irreversíveis, com familiares, uma vez que, como já referi na área do dinheiro, poderão surgir alguns acordos relativos a heranças. E neste caso Carneiro deve pugnar pelos seus interesses: não querer mais do que lhe é devido, mas também não ser prejudicado. Em 2018, o ariano tem de se preocupar muito com o seu espaço próprio e não viver dependente da família.

TOURO – III, A Imperatriz

Touro tem em 2018 a influência da Carta III de Tarot, A Imperatriz. Esta carta é sempre uma influência positiva e multiplicadora que torna Touro um dos signos mais protegidos do ano. Deverá pois este nativo aproveitar a forte conjuntura para projetar 2018 sem nivelar por baixo, ou seja, deve estabelecer objetivos ousados. Cabe-lhe ainda promover iniciativas, pois o que fizer dará resultados multiplicados.

A Carta III, A Imperatriz, não tem condicionantes e é uma das mais positivas do Tarot, uma vez que, apesar de não trazer sorte, proporciona capacidade de, por iniciativa própria e face às capacidades que cada um dispõe, atingir objectivos em pleno.

AMOR: Touro é um signo regido por Vénus, pelo que os afetos são muito importantes e, em 2018, estes nativos não poderão queixar-se da parte sentimental. É um ano de novidades, de encontros importantes, sobretudo, surpreendentes, com uma conjuntura muito favorável ao Amor. Touro poderá encontrar um afeto sólido, uma paixão intensa e a possibilidade de desenvolver uma relação que sempre sonhou. O segundo semestre está mais favorecido do que o primeiro mas todo o ano é bom para amores, novos ou antigos. Touro terá surpresas porque a pessoa com quem estiver poderá ser diferente de si mas o amor falará mais alto.

TRABALHO: Este é um ano de muito trabalho e muito esforço. É certo que Touro tem uma enorme capacidade de trabalho e uma avaliação racional dos factos e realidades, porém em 2018 terá de lutar bastante para atingir os limites que estabeleceu. A Imperatriz, carta dominante, dá-lhe a certeza que vai atingir aqueles limites, permitindo-lhe focar-se em objetivos ousados mas, para lá chegar, tem pela frente muita luta. É um ano em que tem de dedicar muito tempo ao trabalho, mais do que desejaria (até porque os amores estão fortes e gostaria de lhes dedicar mais tempo), mas é tempo de lançar pilares para um futuro melhor. Touro alcançará os objetivos mas com muito suor.

DINHEIRO: Em 2018, os nativos deste signo terão um ano positivo do ponto de vista económico, embora com entradas oscilatórias e mesmo lentas. De facto, a evolução da vida económica poderá não ser tão rápida como Touro desejaria, ou proporcional ao esforço despendido, contudo será um ano de crescimento económico, mas também com grandes gastos. Refiro despesas de investimento, que poderão ser rentabilizadas mais tarde, mas também despesas pessoais, no campo sentimental ou com a saúde de um familiar. Será um ano em que o dinheiro final não é proporcional ao esforço, mas em que serão dados passos no caminho de um melhor futuro económico.

FAMÍLIA: O nativo de Touro em 2018 colhe excelentes influências na área da família. Será esta, aliás, um dos seus mais importantes apoios ao longo de todo o ano, podendo mesmo ter surpresas muito agradáveis, até inesperadas, por parte de familiares. Em alguns casos, esse apoio surgirá de familiares mais jovens, ou seja, de pessoas de quem Touro eventualmente não esperaria tanta dedicação. De qualquer forma, ao longo de 2018, o nativo deste signo terá na família uma das suas grandes bases, um fator de proteção e sempre um refúgio para qualquer situação que corra menos bem.

AMIGOS: A amizade será talvez o setor mais dececionante deste ano de 2018 para o nativo de Touro. De facto, poderá sentir que alguns amigos não estão do seu lado, não o acompanham como gostaria ou poderão até trazer influências menos positivas, sobretudo por quebras de lealdade ou críticas feitas nas suas costas. O nativo de Touro estará particularmente sensível à amizade, a situações menos positivas, uma vez que os amigos são sempre um pilar importante na sua vida e sentir essa base fragilizada vai com certeza deixar alguma mossa ao longo de todo este ano de 2018.

SAÚDE: A saúde de Touro vai ressentir-se do stress exigido pelo trabalho e pela gestão financeira ao longo do ano. Sabemos que este nativo é muito racional, pensa muito, absorve muito as energias à sua volta e, sendo muito exigente, não se contenta com pouco. Isto vai trazer-lhe consequências na saúde, porque vai ter muito esforço físico e emocional, logo não pode descuidar-se. Deve ter cuidado com doenças por contágio, porque o seu sistema imunitário parece não estar nos índices mais favoráveis. Em suma, não deve pensar que por ser Touro é forte e com saúde de ferro, há que dar atenção aos primeiros sinais de qualquer sintoma de doença, seja física ou mental.

GÉMEOS – XIX, O Sol

Gémeos é regido este ano pela Carta XIX, O SOL. Dado que esta é uma das cartas mais positivas do Tarot, pode dizer-se também que Gémeos é um dos signos de eleição em 2018. De facto, o ano inicia-se de forma muito intensa e radiosa. Estará sempre bastante equilibrado, com todas as situações sob controlo e, ao mesmo tempo que tem tudo controlado, vai evoluindo em crescendo e terminar em beleza, uma vez que a sua carta de influência do último mês do ano é a Carta XVII, A ESTRELA.

Portanto, como se vê, este signo tem uma conjugação muito auspiciosa no seu lançamento de Tarot global para 2018. Deve estar atento a todos os sinais e indicadores conjunturais, para aproveitar da melhor forma e com todo o seu talento, que é muito, as oportunidades que este ano lhe traz.

AMOR: Trata-se de um ano muito intenso para Gémeos, o que faz com que possa distrair-se da vida sentimental. Este nativo pode dar como adquirido todos os relacionamentos e afetos mas a Carta ‘O SOL’ mostra que, embora possa confiar nos desenvolvimentos sentimentais, tem que se envolver e participar na construção dos relacionamentos. É um ano muito positivo do ponto de vista sentimental e crises poderão ser ultrapassadas. Também novos relacionamentos estão protegidos para quem se encontra só. Gémeos deve perceber, no entanto, que sorte aos amores não chega: tem que ter disponibilidade para a vida sentimental e familiar, incluindo os filhos.

TRABALHO: A nível profissional, o ano de 2018 vai correr de feição para Gémeos. Como estes nativos são muito criativos e artísticos, podem dar asas à criatividade e ao seu lado mais brilhante. É um ano de progressos e de desafios, propício ao início de novas atividades e de trabalhos por conta própria. Contudo, precisam de se escudar em apoios, uma vez que só estão protegidos pequenos projetos pessoais. Apesar de ser um ano muito protegido, não há lugar para projetos de grande dimensão ou megalómanos. Também na área profissional é preciso ter em conta alguns aspetos económicos que veremos de seguida.

DINHEIRO: No campo económico e financeiro, os nativos deste signo vão perceber que nem tudo o que brilha é ouro. Com um ano muito protegido do ponto de vista profissional e mesmo geral, é preciso ter em conta que os investimentos têm que ser pagos e tem que haver amortizações. Portanto, todo o dinheiro que fatura não é lucro. Embora seja um ano com boas entradas de dinheiro, há também avultadas despesas, para cumprir ou honrar compromissos de anos anteriores. Gémeos tem um 2018 muito positivo mas terá que fazer uma gestão muito rigorosa, com a cabeça em cima dos ombros, nada fácil para os nativos deste signo de ar.

FAMÍLIA: A família é um setor um tanto tenso, talvez o mais complicado para os nativos de Gémeos em 2018, uma vez que a preocupação com saúde de familiares pode surgir de forma bastante acentuada. De facto alguns familiares, até relativamente jovens, isto é ainda fora da considerada ‘idade de ouro’, poderão ser alvo de doenças incapacitantes ou cuja cura seja uma luta. Por isso Gémeos deverá estar este ano muito atento à família, sobretudo a alguns sinais que familiares possam revelar, uma vez que lhe caberá ser, em muitos casos, o motor de cura e de apoio clínico.

AMIGOS: Gémeos terá um ano bastante positivo no que respeita a amizades. De facto, embora não tendo muito tempo para os amigos, estes serão fonte de boa energia e bons conselhos. E serão mesmo só conselhos uma vez que, para outro outro tipo de apoio, nomeadamente económico ou logístico, os amigos não estarão disponíveis. No entanto, saber que em períodos de lazer pode contar com eles e que eles não lhe trarão problemas é francamente positivo, uma vez que Gémeos capta muitíssimo dos ambientes que frequenta e se estes forem saudáveis, como de facto preconiza a influência na casa das amizades de Gémeos, seguramente será um bom ano para estes nativos.

SAÚDE: Gémeos goza de uma saúde excelente em 2018. De facto, é uma das suas áreas mais protegidas, pelo que energia não lhe faltará para levar a cabo os desafios profissionais e também o doseamento certo na vida sentimental. É claro que terá preocupações que, em determinados momentos, poderão perturbar o descanso ou o seu equilíbrio emocional. Ao longo dos 365 dias do ano existirão naturalmente vicissitudes diversas mas em 2018 Gémeos tem uma forte proteção na saúde, o que fará com que consiga levar de vencida qualquer transtorno físico, psicológico ou emocional que possa surgir.

CARANGUEJO – XVII, A Estrela

Caranguejo é um dos signos do ano. A Carta XVII, A ESTRELA, tem uma influência muito positiva, protetora e inspiradora e faz com que uma das características de Caranguejo, as suas fases e oscilações temperamentais, sejam normalizadas, harmonizadas e estes nativos possam ter um ano uniforme e positivo. É também um ano em que Caranguejo pode ter alguns golpes de sorte e surgirem oportunidades únicas.

Face à influência da Carta XVII, decorrerá um ano ativo, dinâmico, criativo, alegre, com fortes harmonias ao longo de todos os dias. As solicitações serão de várias ordens e também dos mais diversos quadrantes. Cabe a este nativo gerir o tempo e selecionar as atividades mais interessantes e construtivas mas tem muito por onde escolher.

AMOR: Este é um ano muito positivo para os nativos de Caranguejo, que podem consolidar a sua vida, ter serenidade e harmonia a nível sentimental. É também um ano por excelência para formalizar estados civis, quer no sentido do casamento, quer no da dissociação familiar, sabendo que esta, a existir, será por bom acordo, por mútuo consentimento e sem danos de maior para a família. Em 2018, o nativo de Caranguejo pode, dada a influência da ESTRELA, gerir a seu belo prazer a sua vida sentimental e conseguirá atingir os objetivos com que sonha. Na verdade este nativo é um sonhador, um romântico e este ano terá motivos para se sentir satisfeito.

TRABALHO: Ano de sinal mais e de luz verde para os nativos de Caranguejo. De facto, 2018 evolui favoravelmente, com boas oportunidades, com a possibilidade de poder mudar o rumo da sua vida, deixando até algumas rotinas ou alguma profissão menos desafiante e podendo abraçar projetos em novas áreas. É um ano para superar insatisfações e também para ganhar dinheiro. De facto, dado o retorno e a remuneração das suas funções e atividades, e também o bom retorno de alguns investimentos, este é um ano muito favorável aos nativos de Caranguejo, que podem pois correr riscos, aproveitar oportunidades e mudar, mesmo que outros lhe digam que não.

DINHEIRO: Para os nativos deste signo, o ano de 2018 é positivo, pelo que poderão fazer bons negócios e também serem pagos com a devida justiça. É um ano em que poderão fazer alguma reserva financeira, aforro ou investimentos, sendo recomendáveis, neste caso, os mais tradicionais: património, imobiliários e em sectores de atividade menos arriscados. Se optar por correr riscos e fazer mudanças estratégicas, os investimentos devem ser em áreas cujo risco seja acautelado. Os acordos devem ser escritos, com atenção a todas as cláusulas, uma vez que Caranguejo, deslumbrado pelas oportunidades de 2018, pode não acautelar devidamente os seus interesses.

FAMÍLIA: O ano deste signo não é isento de preocupações e o setor mais desprotegido dos nativos de Caranguejo é o da família. Muitas preocupações poderão advir de familiares, quer dos mais velhos mas também de descendentes. Por isso, Caranguejo tem de estar muito atendo a sinais e a comportamentos que não sejam habituais, pois podem surgir doenças, sobretudo do foro psicológico ou neurológico e, como sabemos, muitas vezes não se manifestam de forma clara. Por isso, deve procurar estar próximo dos familiares e, sobretudo, estar atento a sinais. Mesmo assim, a família
será sempre boa fonte de afectos ainda que não seja aconselhável misturá-la em negócios.

AMIGOS: Os amigos serão um dos motores da vida de Caranguejo ao longo de 2018. De facto, pode contar com bons amigos, com os amigos certos e no momento certo. Poderá reencontrar, até em circunstâncias imprevistas, algumas amizades perdidas. Certo é que nos momentos que precisar e quando precisar eles vão estar presentes. Podem mesmo surgir deste setor da amizade algumas propostas e alguns desafios para trabalho ou negócios. Não há contra-indicações no que respeita a trabalhar com amigos e, portanto, este é um ano favorável neste campo, sendo que também novos e bons amigos poderão entrar na sua esfera afectiva.

SAÚDE: Caranguejo tem um ano de boa saúde ao longo de 2018 mas é necessário que faça um esforço para manter uma atividade regular e para dedicar tempo de boa qualidade à atividade física. Este é um ano em que deve privilegiar as movimentações, as viagens, o contacto com a Natureza, todos os exercícios que desenvolvam a parte músculo-esquelética e, sobretudo, abandonar alguns hábitos sedentários ou comodistas. É um ano francamente positivo, em que o seu foco de atenção deve incidir nas pernas, ancas e tudo o que tenha a ver com a parte óssea. É um ano positivo, não sendo de prever situações que façam soar as campainhas de alarme.

LEÃO – VIII, A Justiça

O ano de Leão é regido pela Carta de Tarot VIII, A Justiça, que faz com que 2018 seja equilibrado. É certo que Leão gosta de grandes voos e também de alguma exuberância mas este ano a Carta da Justiça postula que deve ater-se a regras, não cometer excessos e pautar os seus comportamentos pelo bom senso. Leão tem em 2018 um ano fantástico, de muita capacidade de luta e também de sentido prático.

Será através do seu esforço pessoal e da luta pelas suas convicções que Leão vai marcar o ano e ultrapassar todos os obstáculos e dificuldades. É de facto um 2018 bastante marcante e construtivo e seria muito mais brilhante não fora o facto de apresentar alguns sinais de cansaço ao longo do ano. É, de qualquer forma, um ano positivo, equilibrado e construtivo para os nativos de Leão.

AMOR: Um 2018 deveras positivo espera os nativos de Leão na vida sentimental, um ano em que tudo se conjuga para que obtenham a felicidade e vençam qualquer dúvida, insatisfação ou instabilidade. Além de manterem intocável a sua posição de conquista, estes nativos saberão lidar com as emoções de forma calma e sensata, levando a ‘água ao seu moinho’. Poderão até fazer alguma conquista que se arrastava há algum tempo ou que julgavam não estar ao seu alcance. É também um ano para grandes decisões sentimentais, podendo seguir o caminho de acordo com aquilo que são os seus anseios. Nada nem ninguém lhes fará sombra.

TRABALHO: No campo profissional, Leão tem um ano muito equilibrado e de crescimento sustentado. Poderá e deverá manter aquilo que é o seu padrão profissional, dado que não são aconselháveis mudanças, sobretudo radicais. O crescimento e evolução são necessários mas dentro das estratégias e do rumo que vem seguindo. É um ano em que de facto se assiste a um crescimento positivo, não isento de esforço é certo, mas sem interrupções e/ou retrocessos. Como referi, deverá manter o rumo traçado, as actividades para as quais estará seguramente habilitado, mas poderá alargar a sua esfera profissional a áreas internacionais.

DINHEIRO: Este é um ano positivo para os negócios e vida financeira. Embora se possa exigir algum esforço no pagamento de algum dinheiro, ou de alguns créditos pendentes, na verdade é um ano em que Leão começa a sentir conforto financeiro, com gastos em produtos ou serviços do gosto muito pessoal. Ou seja, pode preocupar-se mais consigo e menos com os outros. Mas deve estar atento à exigências conjunturais, ao que se passa à sua volta, porque pode ter que desenvolver gastos ou pagamentos com base em situações que lhe são externas. Mesmo assim, é um ano bastante positivo: apenas no Verão deve ter cuidado para evitar perdas ou roubos.

FAMÍLIA: Os nativos deste signo têm um ano bastante estável e agradável no que respeita à família. Não só porque podem contar com o seu aconselhamento e apoio como também, na generalidade, não terão grandes preocupações com a saúde de familiares. É certo que o envelhecimento pode ser causa de doença para alguns deles mas quase tudo passará por situações naturais. De referir no entanto que as relações parentais estão bastante protegidas. Não são recomendáveis grandes negócios mas a família será ao longo de 2018 um porto de abrigo e não será seguramente a fonte das maiores preocupações dos nativos de Leão.

AMIGOS: Bom ano no que respeita a amizades mas, no entanto, será com os amigos que Leão travará as maiores discussões e com quem terá as maiores divergências. Poderá até ter conflitos acentuados com amigos muito próximos, de longa data, que considera praticamente como familiares. O nativo de Leão tem tendência, aliás, a levar longe demais algumas discussões pela sua teimosia. De qualquer forma, é um setor muito presente na sua vida ao longo de 2018, não sendo aconselhável que misture amizades com negócios, uma vez que esta conflitualidade nas relações de amizade está latente e patente na conjuntura de Leão.

SAÚDE: A saúde é o setor em que estes nativos apresentarão mais dificuldades, uma vez que as suas energias se esgotarão com alguma facilidade. A exigência do trabalho e outras lutas ao longo do ano vai refletir-se na saúde. O nativo de Leão tem pois de ter cuidado para manter os níveis energéticos, através de atividade física regular, boa alimentação e descanso. Deve dar particular atenção à coluna e evitar excessos de peso que se reflectirão em dores ósseas ou reumatóides. Em suma, Leão terá na saúde o aspeto menos protegido logo não deve ignorar sintomas. Sempre que sentir que está aquém da sua forma, deve pedir de imediato ajuda.

VIRGEM – IV, O Imperador

O ano de 2018 vai revelar-se extraordinário para os nativos de Virgem, que têm como regência O IMPERADOR, a Carta IV do Tarot, plena de força, poder e também de grandes definições e conquistas territoriais. É certo que o ‘Imperador’ tem uma incidência mais benéfica sobre o plano material, ou seja, sobre a parte económica e profissional, mas é sempre uma carta positiva a todos os níveis, embora dependa muitíssimo da acção e do investimento que cada um faz. Certo é que Virgem tem em 2018 uma grande força, conseguirá traçar metas, encontrar os recursos adequados. É, portanto, um ano poderoso para os nativos deste signo.

AMOR: O setor sentimental é o menos protegido de Virgem para 2018. Por estar muito focado nos aspetos profissionais pode negligenciar a vida amorosa. Terá falta de tempo, de disponibilidade para a vida a dois ou mesmo para a vida familiar, portanto poderá ter convulsões e até ruturas. É preciso esclarecer no entanto que Virgem, apesar de ter um ano com dificuldades no plano sentimental, pode clarificar muitas situações, sobretudo relacionamentos mais desgastados. Logo, é necessário não confundir aquilo que é uma separação entre um casal e a relação com os filhos, uma vez que Virgem poderá acabar relacionamentos mas os filhos continuarão a ser uma das suas prioridades.

TRABALHO: É um ano muito forte para Virgem no setor profissional. Os desafios, investimentos e atividades vão suceder-se a um ritmo muito interessante e Virgem em 2018 vai conseguir marcar pontos e atingir os objetivos ambicionados. Podem surgir atividades novas, novas parcerias, novos desafios e não há dúvida nenhuma que os investimentos, individuais ou em sociedade, tendem a ser muito bem sucedidos. Estão igualmente protegidos os investimentos ou as transações internacionais. O único senão neste campo para o nativo de Virgem reside a nível do dinheiro, como explicarei seguidamente.

DINHEIRO: Embora os nativos deste signo tenham um ano protegido e positivo neste campo, vão passar por altos e baixos e alguma tensão no que respeita às entradas de dinheiro. Apesar de existir um crescimento económico, existirão situações em que os prazos acertados com Virgem não serão totalmente cumpridos. Não se esperam incumprimentos graves ou situações em que Virgem não seja ressarcido ou não lhe sejam feitos pagamentos, mas muitas vezes não conseguirá cumprir alguns compromissos, porque também não cumprirão com ele. Por isso, é importante que tenha um fundo de maneio durante o ano, para poder estar mais tranquilo em momentos mais tensos.

FAMÍLIA: Virgem terá tranquilidade no seio familiar ao longo de 2018. Será um ano em que terá de dar atenção a vários problemas de saúde de familiares, mas sem que apanhe grandes sustos. As situações serão tranquilas, no sentido que serão normais, fruto de situações já existentes ou de envelhecimento. Mas os nativos de Virgem não serão apanhados de surpresa e terão os recursos necessários para acudir a qualquer situação, seja de saúde ou no apoio, aconselhamento e até ajuda económica a familiares. Neste ano de 2018 não há qualquer impedimento a que Virgem possa trabalhar com parentes e ter mesmo investimentos com alguns familiares.

AMIGOS: No que diz respeito às amizades, os nativos de Virgem podem contar com os amigos. E podem contar com eles no sentido em que serão boa companhia mas também pessoas de confiança. É importante que, em2018, Virgem partilhe experiências com amigos, a nível profissional, mas que também podem ser experiências do foro do lazer e do turismo. Não há dúvida nenhuma de que as amizades evoluirão de uma forma favorável e terá nos amigos forte apoio sempre que atravessar fases menos positivas no campo sentimental. De facto, ao longo de 2018, Virgem nunca ficará sem os apoios dos seus amigos.

SAÚDE: A saúde não será fonte de problemas para os nativos de Virgem, embora tenham um ano muitíssimo exigente. É importante que consigam coordenar os tempos de actividade com os tempos de descanso ou, melhor dito, é importante que consiga compensar o enorme ritmo de trabalho com momentos de adequado repouso. Os nativos de Virgem devem apanhar Sol, catalisador de vitamina D, muitíssimo importante para que mantenham padrões energéticos equilibrados e consigam o ritmo de trabalho de que necessitam. É um ano tranquilo no campo da saúde, porque vai estar bastante protegido neste sector.

BALANÇA – XII, O Dependurado

A Carta XII do Tarot, O DEPENDURADO, é pouco positiva e sobretudo muito limitadora. Sob a sua influência, Balança tem de facto um ano com muitas limitações, dificuldades, vários obstáculos e, sobretudo, uma incapacidade energética para combater o insucesso ou contrariedades que lhe vão surgindo. Assim sendo, os nativos Balança têm que estar bem preparados, com muito rigor, para qualquer acontecimento que surja e tentar enfrentar as situações com o máximo de apoios para que, na realidade, este DEPENDURADO não lhe estrague o ano.

AMOR: Balança tem um ano pouco homogéneo a nível sentimental. Apesar de 2018 se iniciar de forma positiva, os nativos deste signo ‘não podem dormir à sombra da bananeira’: têm de estar permanentemente atentos ao que se passa em seu redor, às necessidades afectivas de quem os rodeia para não se distanciarem ou tornarem os relacionamentos frios. Em 2018, quase tudo está nas mãos de Balança e não pode, de forma nenhuma, facilitar. Caso queira dar um rumo diferente à sua vida terá dificuldades uma vez que ‘O Dependurado’ não é uma carta que preconize mudanças. É pois um ano em que tudo tende a ficar na mesma, mesmo aquilo que aparentemente pareça mudar.

TRABALHO: No plano profissional, é importante que Balança conte bastante consigo e evite dar grande importância a influências de quem conhece há pouco tempo. Ao longo de 2018, pode e deve recorrer a apoios especializados, institucionais, nomeadamente a sectores, pessoas e a serviços credíveis. O que não pode e não deve mesmo é recorrer a pessoas ou serviços cuja idoneidade seja questionável. Não é um ano de mudanças, mas sim de pequenas evoluções económicas. Por isso, qualquer proposta que lhe seja feita, e não serão muitas, deve ser analisada com toda a cautela. Não é recomendável que seja Balança a tomar iniciativas.

DINHEIRO: No sector financeiro, indicadores favoráveis. Apesar do ano não ser extraordinário no que respeita à parte profissional, desde que Balança não cometa imprudências ou se deixe influenciar negativamente, a estabilidade marca o percurso. Assim sendo, pode contar com evoluções pontuais na vida económica e pode contar também com a entrada de dinheiro que possa estar por receber há já algum tempo. Não é o ano ideal para fazer investimentos, nem para correr riscos como se depreende pela carta dominante de Balança, a XII, ‘O Dependurado’. Gastos familiares tendem a ocorrer, incluindo na área da saúde ou com investimentos, sobretudo com aplicações na vida dos filhos.

FAMÍLIA: Os nativos de Balança poderão contar com a família em 2018. Embora esta não possa ultrapassar determinados limites no apoio, a verdade é que os familiares estarão sempre presente e terão, no momento certo, os gestos mais eficazes e adequados às necessidades de Balança. Este ano poderá determinar alguns entendimentos familiares, nomeadamente no que respeita a património, divisão de bens e acordos, presentes e futuros. Poderá ainda suceder uma união e Balança será pedra de toque nas principais decisões e acontecimentos. Em suma, a família é um porto seguro em 2018.

AMIGOS: Mais uma área fragilizada em 2018. A influência de amigos pode ser mesmo um factor desestabilizador. É certo que ao longo do ano Balança necessitará de ter apoios mas, de acordo com a conjuntura de Tarot anunciada, eles deverão provir de instituições ou suportes especializados, porque os amigos dificilmente terão as condições e conhecimento necessários para o poder ajudar. É muito importante que Balança não confie em promessas feitas por amigos e, sobretudo, que não se envolva em transacções económicas ou profissionais com amigos, porque o lema para 2018 é: ‘amigos, amigos, negócios à parte’.

SAÚDE: Este é um ano de boa saúde para Balança. Apesar da carta XII, ‘O Dependurado’, levar à diminuição de energias, com a consequente limitação da força anímica, os nativos deste signo enfrentam uma conjuntura muito favorável na área da saúde. Não podem, no entanto, exagerar nos esforços, devem fazer períodos de descanso, preferencialmente em viagens com a família ou visitar amigos. A saúde é uma área positiva tendo em conta que Balança terá um ano menos favorável do ponto de vista conjuntural: se a saúde também estivesse mal, seria muito difícil dar a volta a esta conjuntura. Assim, como está forte neste sector, tudo será mais fácil.

ESCORPIÃO – XXII, O Louco

Ano regido pela Carta XXII de Tarot, O Louco, no que respeita ao signo de Escorpião. Embora a conjuntura seja tensa e de influências muito oscilatórias, e algumas vezes negativas, no caso de Escorpião pode dizer-se que as influências se tornam mais moderadas ou até positivas porque é uma carta que assenta muito bem à personalidade global deste signo. Para Escorpião é o ano de tudo ou nada, em que os outros estarão a seu favor ou contra, em que não irá reunir consensos nem obter uniformidades de opiniões. É um ano com altos e baixos, com momentos muito positivos e outros nem por isso, mas é certo que com ou O Louco ou O Sábio, como também é designada, Escorpião terá sempre sabedoria para contornar os momentos menos positivos e mais loucos desta conjuntura.

AMOR: Um ano positivo para Escorpião, sobretudo para aqueles nativos que tenham contraído matrimónio recentemente ou se preparem para casar. É certo que 2018 será de adaptações, portanto, com altos e baixos, alternando momentos muito positivos com algumas decepções. Escorpião tem de saber aceitar formas de estar diferentes das suas, o que não é fácil para este nativo. Em caso de uniões recentes, acredito, pelo lançamento de Tarot, que acabará por conseguir estabilizar os seus afectos. Para os nativos de Escorpião que se encontrem sozinhos ou que tenham uma relação não assumida, este é um ano de revelações.

TRABALHO: Os nativos de Escorpião podem esperar um ano positivo, embora possam passar por diferentes fases. Irão surgir boas propostas mas poderão não ser do seu agrado. Por outro lado, poderão surgir situações menos positivas que colocarão grandes desafios. Escorpião deve tentar agir com bom senso, encontrar um meio- -termo, porque tem tendência a fazer as escolhas erradas e, perante situações mais favoráveis, tende a olhá-las com desconfiança. É um ano globalmente positivo, mas é preciso que os nativos Escorpião não reajam a quente, não tomem decisões impulsivas e ponderem entre aquilo que lhes é pedido e as respostas que terão de dar.

DINHEIRO: Em 2018 a conjuntura de Escorpião é positiva, pois conseguirá lidar bem com o dinheiro e saberá utilizá-lo e tirar partido dele nas ocasiões mais favoráveis. É um bom ano para negócios familiares, para gerir património familiar, chegar a acordos, sendo no entanto aconselhável que seja Escorpião a liderar os processos económicos. Também é um ano bom para que possa fazer investimentos no estrangeiro ou desenvolver actividades ligadas ao turismo. De qualquer forma e, atendendo à influência da carta XXII, ‘O Louco’, é importante que actue depois de reflectir e sempre pelo seguro. É aconselhável que evite sociedades.

FAMÍLIA: A família vai estar muito dependente de Escorpião. Por tudo e por nada pedirão opiniões e a sua intervenção. Este ano tem que fazer valer a sua autoridade e também preservar os seus espaços próprios. De facto, em 2018, Escorpião tem que saber manter a distância entre aquilo que é a sua vida própria e a vida familiar. Pode e deve liderar alguns processos familiares, em termos económicos e até negócios de família mas, caso os tenha, não deve transportá-los para a esfera pessoal e para sua casa.
Se não tiver negócios com a família deve estabelecer momentos para que todos se encontrem, sem que haja permissividade total.

AMIGOS: Os nativos deste signo não vão poder contar muito com as suas amizades. Antes pelo contrário, serão eles próprios muito requisitados por amigos para que os ajude, para que os apoie. Aliás, ao longo deste ano de 2018, alguns deles acabarão mesmo por se ‘colar’ aos nativos de Escorpião, não lhe trazendo no entanto quaisquer mais-valias. As relações de amizade não serão, de facto, as mais protegidas e novas amizades não se farão velhas. Em resumo, Escorpião não poderá contar, em 2018, com grande apoio por parte de amigos, e terá, ele sim, de ser quase sempre uma ‘bengala’ para essas pessoas que lhe são mais próximas.

SAÚDE: Ano muito exigente em que terá de lidar com várias situações dúbias, com alterações circunstanciais e também com as suas próprias oscilações temperamentais. Mas, mesmo assim, um ano bastante positivo na área da saúde, podendo em caso de doença ter convalescenças muito rápidas. Mas atenção: é um ano em que Escorpião não deve adiar decisões na área da saúde. Se tiver de recorrer a tratamentos mais invasivos não deve temê-los, porque as influências na casa da saúde preconizam melhorias e restabelecimentos rápidos. Em caso de sintomas negativos não deve deixar agravar mas sim colocar-se, de imediato, nas mãos de especialistas.

SAGITÁRIO – XI, A Força

Sagitário vai reger-se pela Carta XI de Tarot, A Força. Este é marcadamente um ano de luta. Pese embora o nome desta carta, a força revela realmente uma luta travada todos os dias e a toda a hora contra causas e circunstâncias exteriores. Sagitário ao longo de 2018 vai ter, de facto, lutas constantes, terá de renascer várias vezes, de começar do zero, de emendar situações mas, dada a influência também de outras cartas presentes no lançamento, é certo que conseguirá levar de vencida todas as batalhas que lhe surgirem. Acresce que a Carta XI é também a dominante do ano em geral, pelo que Sagitário se integra nesta conjuntura, reforçando assim a sua influência positiva. É uma carta positiva, de luta, de esforço contínuo. É, sem dúvida, uma carta desgastante mas também de vitória.

AMOR: Este é um ano com conflitos e com situações que Sagitário terá de controlar, o que não está facilitado. Depois, terá de retirar da sua vida circunstâncias adversas, optando pela tranquilidade e harmonia, evitando conflitos constantes que são trazidos pela Força. Esta carta, embora acentue divergências nas uniões, permite ao mesmo tempo que os intervenientes teimem e lutem e dificilmente avancem para a ruptura. O ano começa tenso mas culmina com uma conjuntura harmoniosa, pelo que Sagitário deve privilegiar caminhos de harmonia, de amor desinteressado e repudiar agressividade, controle, ciúmes e situações que apenas desgastam um relacionamento.

TRABALHO: Um ano seguro e de crescimento aguarda estes nativos, com bons resultados embora, também aqui, a luta seja predominante. Não faltará quem queira contestar os seus actos, quem queira destruir alguns dos seus feitos, quem queira destruir por destruir, criticar por criticar. De qualquer forma, Sagitário está resistente porque a Carta XI, A Força, dá-lhe uma capacidade acrescida de luta e também uma enorme resistência. Feitas as contas, no final do ano, Sagitário terá tido progressos, afirmação pessoal e verá que os seus inimigos não serão considerados vencedores.

DINHEIRO: Os nativos deste signo têm um ano positivo no sector económico sendo que, contudo, têm de estar permanentemente atentos, não deixando passar prazos e cumprir as suas obrigações. Não podem contar com grandes apoios pelo que, todas as atitudes ligadas ao campo económico e financeiro, lhes cabem por inteiro. É um ano em que Sagitário estará sob avaliação, pelo que os trabalhadores que dela dependam para a sua progressão económica têm que estar particularmente atentos às suas actuações porque a tendência global é para serem prejudicados. Por isso, Sagitário tem de se concentrar, não cometer erros e sairá vencedor em 2018.

FAMÍLIA: A família é um sector protegido para Sagitário. Será em família que encontrará os momentos mais felizes e em que poderá sentir-se compensado de todo o desgaste que vai sentir e desenvolver ao longo do ano. Sobretudo com os mais jovens, e também com os filhos, terá motivos de felicidade, de alegria e portanto deve privilegiar os momentos em família. É claro que algumas situações com familiares poderão ser penalizantes mas, de uma forma geral, o ano é francamente positivo e será na família que encontrará uma das grandes motivações para levar de vencida a conjuntura em 2018.

AMIGOS: Ao longo de 2018, será a amizade a menos protegida, revelando-se mesmo um dos piores sectores de Sagitário. É seguro que vai sentir-se muito desiludido e decepcionado com algumas pessoas mais próximas e terá mesmo rupturas com amigos. Aliás, qualquer desentendimento que ocorra com nativos de Sagitário tomará proporções definitivas. Portanto, estes devem estar atentos para perceberem quem lhes é leal, porque serão surpreendidos por situações muito desagradáveis. Não vão perder obviamente todos os amigos mas um ou dois amigos que lhes eram essenciais. Podem ainda perdê-los não por conflitos mas por qualquer situação dramática.

SAÚDE: Sagitário tem de estar muito atento à saúde. Sendo um ano de luta e desgaste, é natural que toda a parte física se ressinta e que os nativos deste signo se sintam cansados. Têm de dar particularmente atenção, ao longo do ano, à parte cardíaca, sobretudo a sintomas que envolvam tensão arterial, arritmias, suores nocturnos ou cansaço excessivo. Nem tudo em 2018 pode ser atribuído ao cansaço, ao ritmo de vida e ao desgaste do quotidiano. Há situações também de origem interna e orgânica. De qualquer forma, o ano acaba por revelar-se muito positivo na saúde, não se prevendo fatalidades.

CAPRICÓRNIO – II, A Papisa

Capricórnio está em 2018 sob influência da A PAPISA, a Carta II de Tarot, que é positiva mas encerra alerta. Os nativos deste signo não podem, por isso, considerar-se suficientemente esclarecidos e aptos a tomarem decisões, sem que antes se empenhem ao máximo no conhecimento das situações. A PAPISA, apesar de revelar segurança, estabilidade e sabedoria, mostra também, dada a presença do véu, um dos símbolos desta carta, que existem situações ainda por definir ou esclarecer, camufladas ou mal explicadas. Assim sendo, Capricórnio tem de se manter atento, não considerar nunca que já sabe o suficiente, que está acima de toda e qualquer informação, devendo aprofundar o conhecimento das situações e realidades antes de avançar.

AMOR: Uma conjuntura muito positiva para Capricórnio, no que respeita ao amor, seja para tomar decisões, chegar a acordos ou iniciar mudanças profundas. Estas alterações devem ser amadurecidas, bem planeadas, estruturadas e discutidas alargadamente antes de serem levadas a cabo. Deve tomar decisões por consenso, programando as consequências e também assumindo as responsabilidades da mudança. Pode dizer-se que acaba uma relação e começa outra, isto é, não é necessário que haja ligações em simultâneo: pode sair de uma relação, encerrá-la e iniciar uma outra, que tende a correr bem. Ou seja, 2018 não é para Capricórnio um ano de solidão.

TRABALHO: Signo com um ano bastante favorável no campo profissional. É um ano muito exigente mas também construtivo, estruturante e compensador. Capricórnio está apto a exercer novas actividades, aceitar convites e crescer no exercício das suas funções. Capricórnio em 2018 está exigente, até mesmo ambicioso, e a conjuntura que se destaca no lançamento de Tarot revela que terá boas condições para conseguir atingir os objectivos, que serão de grande dimensão. Os nativos deste signo podem preparar-se para prestar provas, desenvolver teses ou projectos focados nas suas competências, porque tudo sairá devidamente estruturado e será bem recebido.

DINHEIRO: O ano de 2018 revela-se problemático no que respeita a dinheiro. Prova-se nesta conjuntura de Capricórnio que ter muito trabalho não implica necessariamente uma boa situação económica. Capricórnio terá de responder a várias solicitações, acréscimo de despesas, aumento de encargos e à responsabilidade pessoal ou solidária de situações antigas. Estes nativos conseguirão fazer face às despesas, mas não podem dar passos maiores do que a perna ou contar com dinheiros que ainda não tenham sido recebidos. Apesar de um crescimento profissional, em questões de dinheiro terão de lidar com muito rigor e sem fantasias.

FAMÍLIA: Capricórnio tem em 2018 uma conjuntura muito equilibrada e agradável no diz respeito aos assuntos familiares. É um sector onde se notam bastante consensos, acordos, ausência de conflitos, intrigas ou invejas. Capricórnio vai sentir-se muito bem em família e esta também se sentirá em harmonia com os nativos deste signo. Assim, pode dizer-se que as escolhas ao longo do ano serão aprovadas e aplaudidas pelos familiares, que estarão de acordo mesmo em caso de novas uniões. E, aqui, estão abrangidos naturalmente os filhos de primeiras uniões, que serão bem recebidos e bem integrados.

AMIGOS: Os amigos serão bons conselheiros. A conjuntura revela que, em muitas circunstâncias, serão eles os primeiros a terem conhecimento de algumas situações que acabarão por influenciar ou a darem o alerta para assuntos que serão do interesse de Capricórnio. Mas esgota-se aqui a sua tarefa. De facto, os amigos serão bons conselheiros e identificadores de problemas mas não poderão passar para uma ajuda de índole mais prática. Recorde-se que, em 2018, o sector financeiro é um dos mais desprotegidos de Capricórnio, logo não deve fazer transacções que envolvam amigos ou fazer-lhes empréstimos. Neste caso, corre o risco de ficar sem dinheiro e sem amigo.

SAÚDE: Boas influências para Capricórnio na saúde, ainda que se possa dizer que a mesma será muito influenciada pela parte sentimental e emocional. De facto, algumas doenças poderão ser fruto de cansaço ou excesso de pensamento e poderão transformar-se em enfermidades pouco significativas, algumas emoções, decepções ou lutas mas não é um ano gravoso em termos de saúde. É preciso dar atenção sobretudo às doenças cardiovasculares e a todas que derivem de um estilo de vida menos saudável. O nativo de Capricórnio por vezes demora tempo a tomar decisões em prol da sua saúde, é bom que este ano esteja atento e reaja de imediato.

AQUÁRIO – IX, O Eremita

Aquário é muito optimista, idealista e sonhador mas, em 2018, a Carta IX de Tarot que influencia o signo, O EREMITA, tende a moderar e a chamar a atenção contra excessos e para que se actue medindo bem cada passo. Os nativos deste signo podem esperar um ano de grande crescimento, de melhorias, de implementação de objectivos e de sonhos. Contudo, O EREMITA traz uma conjuntura lenta, em que é necessário calcular, avaliar com segurança e rigor todos os momentos. Recomenda contenção e pensamento dirigido nas iniciativas a tomar. Aliás, esta carta não aconselha a que se tomem iniciativas, sobretudo de forma precipitada. Assim sendo, a força anímica de Aquário será a pedra de toque para contrariar esta conjuntura, já que terá força suficiente para acelerar as circunstâncias com que terá de lidar.

AMOR: Aquário não tem um ano facilitado nos amores. Um pouco por culpa própria, uma vez que, além de ter como carta O Eremita, que dificulta já de si os relacionamentos, porque aporta timidez ou reserva, a Carta XXI, O Mundo, posicionada no lançamento do Tarot, mostra que Aquário terá também individualismo e egoísmo a lidar com as questões sentimentais. Por isso, terá que reflectir e fazer as escolhas mais acertadas para poder trazer paixão à vida sentimental. É um ano positivo, porque muito pode ser feito por Aquário, mas também negativo porque a conjuntura retira-lhe motivação e tende a acomodar-se ou esperar que seja o destino a trazer-lhe melhores conjunturas.

TRABALHO: No campo profissional, trata-se de um ano positivo para Aquário, mas é absolutamente necessário que lime arestas antes de iniciar projectos ou aceitar qualquer função. Mesmo nos projectos em curso, nas suas rotinas diárias, é necessário estar atento para não complicar situações e não deixar também que as compliquem. Há que estar atento pois embora possa ser competente, tendem a surgir à sua volta pessoas com capacidade e intenção de o ultrapassar. Tem de se esforçar, ver bem que terrenos pisa, não seguir ditames de terceiros, não se deixar empurrar para situações nas quais não confia. Em suma, Aquário tem, em 2018, um ano de crescimento mas durante o qual deve agir com cautela.

DINHEIRO: É um ano muito limitado no que diz respeito a dinheiro, embora se possa estabelecer uma fronteira nítida entre o primeiro e o segundo semestre do ano. O primeiro é muito mais delicado, com dificuldade em obter retornos de capitais ou mesmo com atraso em pagamentos, mesmo no que respeita a salários regulares. O segundo semestre é de desbloqueio, com novidades no campo económico, permitindo um reembolso de investimentos ou mesmo acréscimos no seu rendimento comum. De qualquer forma, em 2018 é preciso fazer contas ao euro por forma a poder combater qualquer imprevisto que possa surgir, nomeadamente no que respeita às despesas familiares.

FAMÍLIA: Os nativos deste signo enfrentam dificuldades nas relações familiares. Poderão estar sujeitos a perdas que acabarão por marcar negativamente o ano. É claro que se trata de uma tendência geral, não significa que aconteça a todos os Aquarianos, mas os nativos deste signo têm este espectro a pairar sobre o universo familiar. Por isso, devem dedicar mais tempo à família, para que não possam mais tarde penalizar-se pelo tempo que lhe deviam ter dedicado e não o fizeram. Se tiverem familiares longe e gostavam de os ver devem fazê-lo este ano. A família deve ser um dos focos importantes de Aquário, pois é nela que se concentra a conjuntura mais tensa.

AMIGOS: O sector da amizade é um dos mais protegidos de Aquário ao longo de todo o ano de 2018. De facto, os nativos deste signo prezam muito as amizades e não terão razões de queixa dos amigos. Será deles aliás que surgirão os melhores conselhos, os melhores palpites, as melhores indicações e até a possibilidade de fazer bons negócios ou de fazer mudanças eficazes na sua vida. Por isso, Aquário deverá ouvir os seus amigos e, de modo algum, escamotear o tempo que passa com eles, porque o mesmo será muito proveitoso e só terá a ganhar com isso.

SAÚDE: Energias fortes esperam os nativos de Aquário o que, sem dúvida, vai ajudar a combater uma conjuntura limitadora ao longo de 2018. Será através da sua grande força, da energia anímica, do optimismo, das suas energias positivas que Aquário vai conseguir combater decepções ou estados de doença, embora se fale aqui de doenças pouco graves. É de realçar a atenção que deve dar ao coração e a todas as doenças do foro cardíaco, independentemente da idade do nativo. Deve ainda ter em conta historiais familiares que envolvam problemas cardíacos. É um ano positivo na saúde e em que as energias estão em bom nível, mas não pode descurar doenças hereditárias.
<h2id=”peixes”>PEIXES – XIII, A Morte

Esta carta muitas vezes assusta mas, na realidade, é muito positiva e permite mudanças significativas e voluntárias na vida daqueles que influencia. Não é uma carta facilitadora, no sentido em que há que exercer uma acção para obter resultados, tem de haver um nexo causal entre aquilo que se deseja e aquilo que se obtém, mas na verdade é um ano em que Peixes pode colocar a vida no rumo que deseja, tomando as suas próprias decisões, metendo mãos à obra.

Em 2018, esta Carta XIII, A Morte, permite ao nativo de Peixes iniciar um ciclo mais proveitoso, embora haja uma regra muito importante que deve seguir: não pode ter medo, tem de ter a coragem de seguir aquilo que quer, de dizer como quer e aplicar-se a fundo na obtenção dos seus objectivos.

AMOR: Este signo tem um ano extraordinariamente benéfico no campo sentimental e pode iniciar uma nova fase da vida sentimental. É, aliás, uma fase radiosa. A Carta XIII, A Morte, que influencia o signo no seu aspecto geral, permite limpar tudo o que está a mais na sua vida — dúvidas, inseguranças, relações tóxicas. E a Carta XIX, O Sol, que influencia particularmente a conjuntura sentimental de Peixes, permite iniciar uma fase radiosa com relações plenas de compatibilidade, estabilidade e satisfação. Portanto, Peixes tem um ano ímpar no campo sentimental, podendo aliar os afectos e a paixão à estabilidade e ao crescimento familiar. Para trás fica o passado.

TRABALHO: No plano profissional, Peixes deve correr riscos. A palavra medo tem de ser banida do dicionário de Peixes neste domínio ao longo de 2018. Deve aceitar novos desafios, embora deva procurar sempre apoios sólidos. Não deve temer recorrer a créditos, recorrer a apoios que mais tarde tenha que devolver ou retribuir porque, uma coisa é certa, este ano Peixes está favorecido na evolução da vida profissional mas precisa de apoios, nada deve ser feito sozinho ou de forma sonhadora. É um ano muitíssimo bom para iniciar negócios por conta própria ou para mudar o ramo de actividade, para uma actividade que esteja nos seus sonhos mas que nunca tenha tido a coragem de abraçar.

DINHEIRO: Ano muito exigente no campo económico, uma vez que Peixes vai correr riscos, pode fazer mudanças profissionais e, portanto, o dinheiro terá também de ser gerido em função da conjuntura de cada nativo. De acordo com o lançamento de Tarot, embora seja um ano exigente e de luta, não vão faltar rendimentos a Peixes para poder face a encargos e compromissos e às suas necessidades mais prementes. É certo que tem de ter uma gestão bastante rigorosa, mas conseguirá levar o barco a bom porto. Peixes tem de deixar de se sacrificar pelos outros, pensar mais em si e apostar nas suas convicções. O retorno acabará por surgir, embora possa não ser de imediato, uma vez que a luta é dominante.

FAMÍLIA: Neste novo ano, os nativos deste signo não poderão dar como seguro o apoio da família. Alguns familiares poderão mostrar-se bastante prestáveis mas, depois, os apoios acabarão por ser adiados, ou seja, podem dizer que sim mas a ajuda poderá não se efectivar. Daí que Peixes deva contar mais consigo, com apoios institucionais e até com amigos, porque a família pode trazer alguma instabilidade, no sentido em que poderá não saber com aquilo que realmente conta. Também negócios com familiares não são de perspectivar e também há certas confidências que não deve fazer a familiares para não estragar ideias ou negócios que tenha em mente.

AMIGOS: Peixes pode contar com os amigos, que serão credíveis, de confiança, idóneos, podendo até, alguns, responsabilizar-se em situações que o nativo deste signo careça de aval ou fiança. Não há dúvida nenhuma que em 2018 os amigos não vão falhar nem cometer excessos, serão estáveis e revelarão um apoio confortável a toda a hora. Poderá acontecer mesmo que, ao longo deste ano, Peixes estabeleça um laço familiar com um amigo, seja através de um apadrinhamento, seja do próprio amigo ou com um filho. Em resumo, Peixes a reforçará, decididamente, laços de amizade em 2018.

SAÚDE: A saúde não será um problema para os nativos deste signo mas será necessário que estejam permanentemente atentos a vários factores, ou seja, a saúde não pode nem deve ser negligenciada. É preciso manter tratamentos e fazer a avaliação de outros anteriores, levar a cabo rastreios adequados a sintomas e à idade e, portanto, há que ter atenção, sem que se possa dizer que a saúde venha a ser o seu calcanhar de Aquiles. De qualquer forma, trata-se de um ano exigente neste campo, uma vez que é preciso também estar em boa forma para enfrentar todas as mudanças positivas que o ano de 2018 lhe vai trazer.