Atualidade

Cristiano Ronaldo, Messi e Casillas juntos nos melhores do século

A lista foi elaborada pela UEFA e visava determinar a sua seleção do século XXI. O jogador português é o único nome nacional a fazer parte da equipa e até há uma surpresa: ausência de brasileiros.

Para chegar ao resultado, foi somada a quantidade de vezes que os futebolistas foram escolhidos para a lista anual nos últimos 16 anos.

O critério principal foram as eleições prévias, mas indicações aos prémios anuais foram usadas como critério de desempate. Por esse motivo, não há nenhum brasileiro.

A seleção ficou assim: Iker Casillas (seis vezes eleito), Sergio Ramos (seis), Puyol (seis), Piqué (cinco) e Lahm (cinco); Xavi (cinco), Iniesta (seis) e Gerrard (três); Messi (oito), Thierry Henry (cinco) e Cristiano Ronaldo (11).

A Espanha é o país com mais jogadores (seis) na “equipa do século”, muito devido ao sucesso do Real Madrid e Barcelona na Liga dos Campeões e da seleção espanhola nos Europeus de 2008 e 2012.

Alemanha, Inglaterra, França e Argentina (único país sul-americano) e Portugal têm um representante cada.

Cristiano Ronaldo ainda não reagiu a esta lista, mas partilhou uma imagem com dois colegas – curiosamente brasileiros (Marcelo e Casemiro) – tendo escrito na legenda: “Os 3 mosqueteiros”.

Fotos: UEFA e Instagram