Moda

Dois aniversários numa noite em que romantismo e o vanguardismo uniram-se na passerelle

O segundo dia de Portugal Fashion, no Porto, pautou-se pela nota apurada dos veteranos no certame, destacando a determinação de quem assumiu há menos tempo o calendário principal, mas já não precisa de apresentações.

Para ambos os sexos, Júlio Torcato seduziu as mulheres com peças “roubadas” dos princípios da alfaiataria masculina. Vestidos fluidos, de com corte e saias compridas confirmaram a aposta no vestuário feminino retomada o ano passado, com um toque desportivo agora tão em voga e comum à roupa para homem.

A celebrar o 10.° aniversário de carreira, Diogo Miranda exacerbou a elegância da mulher, sempre tendo em conta a sensualidade já inerente a cada uma das umas clientes. Inspirou-se no cisco e as peças ganharam formas volumosas, emprestando uma imagem poderosa a cada modelo. Luísa Beirão e Sónia Balacó assumiram-se como musas do estilista de Felgueiras e desfilaram.

Luísa Beirão

De seguida, Hugo Costa levou cor, muita cor, com os amarelos torrados a aquecerem a passerelle, com peças sobrepostas, atilhos nas calças a arrastar pelo chão, mangas bastante largas, camisolas ‘oversized”, macacões e calções em destaque.

“7 Mulheres +1” foi como Anabela Baldaque batizou a sua coleção mas, na hora de a lançar, revelou muito mais do que um nome. A criadora voltou a refletir a identidade que a há muito a descreve e que, nas estações anteriores, andou um bocado à deriva como que à procura de algo novo e desconhecido. Desta vez, houve muito pormenores românticos, os vestidos curtos continuaram a dominar, transmitindo uma “atitude positiva e alegria de viver”, justificou a autora.

Depois de Milão e Nova Iorque, Miguel Vieira festejou os 30 anos de percurso no Porto, a encerrar a etapa de sexta-feira, reforçando a sua individualidade sem descurar o lado cosmopolita do seu traço. A fechar o desfile o criador de São João da Madeira contou com a participação da ex-modelo norte-americana Carol Ann.

Miguel Vieira e Carol Ann

O preto continua a marcar presença nas propostas do estilista, mas houve muitos brancos e cor, pontuando a certeza de que é possível sempre surpreender. Miguel misturou a faceta mais clássica com a vertente desportiva que tão em voga está “tornando a coleção mais divertida”.