Atualidade

Dezenas de feridos após queda de camarote em concerto de Ivete Sangalo

O ambiente era de festa na Odonto Fantasy e a cantora baiana, uma das cabeças de cartaz na noite de domingo, até estava fantasiada a rigor de ‘Mulher Maravilha’.

Mas o concerto em Aracaju, no estado do Sergipe, Brasil, foi notícia pelas piores razões já que um dos camarotes desabou, ferindo 60 pessoas, das quais 26 tiveram de ser hospitalizadas. No entanto não há registo de ferimentos graves, ainda que haja quem tenha sido operado.

A causa provável do acidente foi a superlotação do camarote. Chovia muito durante o espetáculo e, segundo feridos e outras testemunhas, muitos espectadores fugiram para os camarotes para se protegerem da chuva.

Esse momento pós-queda foi registado em vídeo por quem lá esteve e é bem visível os bombeiros no local, enquanto se ouve a cantora, no fundo, a tentar acalmar a multidão.

Ivete Sangalo interrompeu a festa assim que percebeu a queda do camarote e pediu calma.

“Vamos descer gradativamente. Vou aguardar a organização do evento avaliar a situação e decidir se devo ou não continuar com o show”, disse, enquanto falava num tom calmo e com algumas piadas pelo meio de forma a que não se gerasse o pânico entre a multidão.

“Agora vai ser mais gostoso porque vêm aí mais meninos e meninas”, continuou, referindo-se ao facto das pessoas estarem a sair do camarote para a plateia geral, em frente ao palco.

Durante esse tempo de paragem, a cantora pediu a quem continuava no camarote para sair mesmo pela “mínima possibilidade” daquilo cair, falava – depois de ouvir a organização – da devolução do dinheiro de quem estava no camarote e que os bombeiros estavam a avaliar as condições de segurança de forma a se continuar o concerto.

Ivete Sangalo acabou por retomar o espetáculo 40 minutos depois da situação, com algumas críticas à mistura.

A festa terminou às 06h30 da manhã, com outras atuações marcadas a acontecerem.

A Odonto Fantasy reuniu cerca de 22 mil pessoas. Além da cantora baiana, a festa teve shows de Leo Santana, Saulo Fernandes, Jota Quest e o grupo Bali.

A organização já veio emitir um comunicado. “Ao longo desses 20 anos de Odonto Fantasy, sempre priorizamos a transparência e o compromisso com o nosso público. Por isso, precisamos esclarecer alguns pontos sobre o que aconteceu ontem, quando uma parte do piso de um dos camarotes cedeu.
Em primeiro lugar, queremos nos solidarizar com as pessoas que se machucaram; as que não estavam no exato local, mas ficaram assustadas e os familiares e amigos que ficaram preocupados quando souberam do ocorrido. Enquanto aguardamos o resultado da perícia que vai esclarecer as causas do que aconteceu, cuidamos de quem se machucou”.

“A equipe de bombeiros civis e do posto médico prestou os primeiros atendimentos no local e aqueles que precisaram de mais cuidados foram encaminhados a unidades de saúde. Estivemos com eles no hospital até receberem alta médica. Apenas uma pessoa segue hospitalizada. Continuaremos em contato com todos para que tenham a assistência necessária até a completa recuperação.
É fundamental ressaltar que a estrutura contratada pelo evento estava licenciada e vistoriada. A área foi isolada imediatamente após o ocorrido para que fosse avaliada a extensão do dano. A área restante do camarote foi liberada e o evento continuou com a apresentação dos demais artistas sem qualquer intercorrência”.

Segundo os mesmos, foram realizadas vistorias na sexta-feira (6) e no sábado (7), sendo que o camarote tinha espaço para 3 mil pessoas e a capacidade foi respeitada.

Esta não é a primeira vez que acontece algo do género durante um espetáculo de Ivete. Em 2011 tinha caído outro camarote no Anhembi, em São Paulo, e ela continuou a cantar.

“Nada vai atrapalhar o show da gente em São Paulo”, disse na altura.