Atualidade

Individualidades e anónimos juntos no último adeus ao bispo do Porto

“Os pobres não podem esperar”, foi a frase que marcou a primeira homilia, em 2014, de D. António Francisco dos Santos que, esta quarta-feira, foi a sepultar na Invicta. Nas cerimónias fúnebres na Sé do Porto, estiveram cerca de cinco mil pessoas, segundo avançou a Polícia Municipal do Porto, entre elas muitas figuras de destaque da nossa sociedade.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, juntaram-se na última homenagem ao bispo do Porto, que morreu na segunda-feira, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, a presidente do CDS-PP Assunção Cristas, Rui Moreira e autarcas de todo o país, estiveram entre outras individualidades que sobrelotaram a Sé Catedral.

Jorge Nuno Pinto da Costa e a filha Joana

Homem de fé confessa, o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, fez-se acompanhar pela filha, Joana, mostrando-se bastante condoído na hora de pesar. “Perdeu-se um grande homem deste mundo. Não é do Porto nem de Portugal, é deste mundo. Ganhou-se um santo e eu perdi um grande amigo”, disse, horas após a morte de D. António Francisco, que era um reconhecido portista. Veja as fotos:

Fotos: Peter Spark