Atualidade

Artistas realizam concerto solidário pelos doentes de Alzheimer

Foram 14 os artistas portugueses que se juntaram no Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a 21 de setembro, para um concerto solidário, em que todos os fundos angariados reverteram para a Alzheimer Portugal.

Alexandra, André Gomes, António Pinto Basto, Augusto Ramos, David Antunes & Midnigth Band, João Braga, José Cid, José da Câmara, Maria Armanda, Ricardo Carriço, Sofia Ferreira, Teresa Siqueira, Teresa Tapada e Toy foram os músicos que tornaram possível a realização deste concerto.

Com apresentação de Isabel Angelino e Fernando Correia, este evento realizou-se no Antigo Cinema Roma e contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

O donativo mínimo por pessoa foi de 15 euros, porque toda a ajuda conta.

“Eu tenho o prazer de participar nesta iniciativa e irei cantar alguns temas do meu projecto musical a solo O Meu Mundo”, tinha pedido Ricardo Carriço no Instagram.

Com este concerto, a Associação Alzheimer Portugal pretendeu reforçar a importância de as demências serem consideradas uma prioridade de saúde pública e de ser criado um Plano Nacional para as Demências que contemple um percurso de cuidados adequado, assim como apoios aos cuidadores destes doentes.

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com esta doença e dos seus familiares e cuidadores. Durante o mês de outubro vai ainda promover um conjunto de ações formativas no mês de outubro, dirigidas ao público em geral e aos cuidadores de pessoas com demência, igualmente em Lisboa.

Uma dessas iniciativas foi a campanha “Memórias para Guardar”, na qual participou também o Presidente da República.

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.