Atualidade

Queda de árvore na Madeira: 13 mortos e 49 feridos identificados

A direção clínica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, confirmou esta quarta-feira de manhã que todas as 13 vítimas mortais da queda da árvore, ontem na freguesia do Monte, já foram identificadas.

A única pessoa que estava por identificar ontem à noite tratava-se de uma mulher de 62 anos, natural da ilha da Madeira e residente no Funchal.

“Das 13 vítimas mortais, 8 são do sexo feminino e 5 do sexo masculino, com idades entre os 28 e 59 anos, sem contar com o bebé de 1 ano que chegou já cadáver”, explicou Miguel Reis, da direção clínica do hospital.

Entre as vítimas mortais existem dois estrangeiros: uma mulher, 31 anos, de nacionalidade húngara (que faleceu na urgência), e outra mulher, francesa de 42 anos (que faleceu no local).

Há ainda vítimas com “laços familiares entre si”, confirmou o médico, referindo-se provavelmente ao jovem que morreu com o filho bebé nos braços, esmagados pela árvore.

Quanto aos feridos, 9 já tiveram alta. “Dos 16 feridos ontem internados, 9 tiveram alta. Permanecem 7 [todos politraumatizados, portanto doentes críticos], dos quais 5 adultos e duas crianças. As crianças estão no serviço de observação da Pediatria (uma é francesa, com 2 anos, e traumatismo craniano e na face, e outra, com 14 anos, com traumatismo abdominal). Dos adultos, encontra-se um francês com 51 anos em neurocirurgia e ainda internado em Medicina Intensiva, dois doentes em Ortopedia e duas mulheres na observação da Urgência com traumatismos torácicos”.

Os feridos que tiveram alta estarão a ser acompanhados no hospital e nos centros de saúde. O hospital aguardava esta manhã a chegada de quatro elementos do Instituto de Medicina Legal, para iniciar as autópsias e libertar os corpos às famílias.

Um carvalho com 200 anos caiu esta terça-feira, 15 de agosto, pelas 12h00, no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, no Funchal, quando os populares se preparavam para iniciar a procissão da romaria mais importante da Madeira: Nossa Senhora do Monte.

Segundo o presidente da Câmara, Paulo Cafôfo, a autarquia não foi alertada para nenhum problema naquela árvore em concreto, ao contrário do que avançaram alguns populares.

O autarca anunciou ainda que, a partir desta quarta-feira, técnicos do Instituto Superior de Agronomia e de uma empresa especializada vão fazer uma peritagem à árvore para tentar perceber o que se passou.

Hoje inicia-se também o primeiro de três dias de luto regional.