Atualidade

Polícia identifica suspeito e lança apelo após ataque terrorista em Barcelona

Ainda no rescaldo do atropelamento nas Ramblas, em Barcelona, esta quinta-feira à tarde, a polícia catalã recorreu ao Twitter para fazer um apelo.

“Por respeito às vítimas e às suas famílias, por favor, NÃO partilhem imagens de feridos no atropelamento das Ramblas de Barcelona”, lê-se no tweet publicado há minutos pela Policía Nacional e que foi já partilhado – e obedecido – por várias pessoas, incluindo o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

O apelo deu resultado, já que as autoridades vieram agradecer a todos “os media e cidadãos que estão a pixelizar e evitar imagens duras das vítimas e do dispositivo policial”.

Já na conferência de imprensa dada pela polícia, foi dada a informação que o centro de Barcelona foi isolado pelas autoridades. Toda a gente tem de abandonar esse local e qualquer situação de emergência deve ser comunicado às autoridades.

O ataque terrorista fez já 13 mortos, ainda que estes ainda não sejas números oficiais, e dezenas de feridos (serão 32, dos quais dez em estado grave). Uma carrinha entrou nas Ramblas (rua pedonal mais emblemática da cidade) e colheu vários transeuntes.

O suspeito que terá alugado a carrinha branca na localidade de Santa Perpetua de la Mogada, e que pragonizou o ataque terrorista foi alegadamente Driss Oukabire, segundo a identificação feita pela Guardia Civil espanhola.

A Avenida Diagonal, que liga a cidade ao aeroporto, foi cortada pela polícia. Também as linhas de metro e os comboios estão encerrados.

A prioridade, segundo Rajoy, é “assistir os feridos e facilitar o trabalho das Forças de Segurança”.

Fotos e Vídeo: Twitter