Lifestyle

Pantone cria roxo oficial de Prince

É uma forma de homenagem e uma maneira da “autoridade global da cor” (a mesma que define as cores dominantes de cada ano) criar um roxo padronizado.

A Pantone ainda está a desenvolver tudo, em parceria com os responsáveis pelo património de Prince – conhecido pelos fãs como “The Purple One” (O Roxo) -, mas a novidade já foi confirmada e avançada pelas duas partes.

“A cor roxa era sinónima de quem Prince era e sempre será. Esta é uma maneira incrível do seu legado viver para sempre”, disse Troy Carter, Conselheiro de Entretenimento do património de Prince num comunicado de imprensa.

O intérprete de ‘Purple Rain’ (Chuva Roxa, em tradução literal) usou vários tons de roxo ao longo da carreira, mas foi o seu piano personalizado Yamaha, com o qual era suposto fazer uma tournée antes de morrer inesperadamente aos 57 anos, a determinar o tom do roxo para a Pantone.

Com o nome “Love Symbol #2” (Símbolo de Amor número 2), a cor já está determinada. Resta agora, em discussão com vários parceiros, decidir que produtos irão usar este roxo.

“A cor presta homenagem à marca indelével de Prince na música, arte, moda e cultura”, refere a Pantone num comunicado divulgado no seu site.

“Temos a honra de ter trabalhado no desenvolvimento de Love Symbol #2, uma distinta nova sombra púrpura criada em memória de Prince, “the purple one”. Um ícone musical conhecido pelo seu brilho artístico, Love Symbol #2 é emblemático do estilo distintivo de Prince. Longamente associado à família roxa, o Love Symbol #2 permite que a sombra roxa exclusiva de Prince seja consistentemente replicada e mantenha o mesmo status icónico que o próprio homem”, adiantou Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.

A associação do cantor com a cor roxa foi galvanizada em 1984 com o lançamento do filme ‘Purple Rain’, juntamente com a sua trilha sonora premiada pelo Óscar com a música homónima.

O “Purple One” desafiou as normas culturais através da sua música bem conhecida e estilo pessoal. Além do Óscar, Prince ganhou sete Grammy Awards e um Golden Globe Award para ‘Purple Rain’.

Tanto ‘Purple Rain’ como ‘1999’ foram inseridos no Grammy Hall of Fame, e Prince foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2004, no primeiro ano em que era elegível.