Atualidade

Ator de ‘Cheers’ e ‘Murphy Brown’ morre vítima de cancro

Foi Eddie LeBec na mítica série ‘Cheers’, Jerry Gold em ‘Murphy Brown’, papel que lhe valeu dois Emmys, e Marty Grossman em ‘Ray Donovan’, uma das suas últimas aparições na televisão (em 2015).

O ator Jay Thomas morreu esta quinta-feira, 24 de agosto, vítima de cancro. Tinha 69 anos e estava em casa, na Califórnia, com a mulher Sally e os filhos Sam, Max e J.T.

“O Jay era especial, nunca perdeu as palavras e era cheio de graça e de muitos pensamentos e comportamentos maravilhosamente divertidos”, disse o agente e amigo de longa data, Don Buchwald, confirmando assim a notícia da sua morte através de um comunicado divulgado no ‘New York Daily News’.

Em ‘Cheers, Aquele Bar’, foi Eddie Lebec, o marido da empregada Carla Tortelli, no final dos anos 80.

Na série ‘Cheers’

Em ‘Murphy Brown’, um projeto da CBS que passou entre 1989 e 1998, fez de Jerry Gold. Por duas vezes recebeu o prémio de ‘Melhor Ator Convidado numa Série de Comédia’ (1990 e 1991).

Com Candice Bergen em ‘Murphy Brown’

Além destas duas sitcoms mais conhecidas, Jay Thomas também teve a sua própria série de comédia ‘Love and War’ entre 1992 e 1995.

Mais recentemente entrou em ‘Ray Donovan’, que em Portugal passou no TVSéries — a terceira temporada terminou no final de 2015.

Na série ‘Ray Donovan’

Desde 2005 conduzia um programa de rádio em direto com o seu próprio nome, emitido na Sirius XM, onde discutia política e tópicos de destaque com os ouvintes. Tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame pelo seu trabalho no rádio.

Também entrou nalguns filmes, como ‘Locutora Endiabrada’, de 1992, ‘Bebé por Encomenda’, de 1997, ou ‘O Professor’, de 1995.

Era pai biológico do compositor J.T. Harding, nascido em 1987 fruto de uma relação com a namorada da altura mas que foi dado para adopção. Conheceram-se a partir de 2008 e o filho revelou ter o mesmo sentido de humor que o progenitor.

“Ela [a mãe biológica, que também só conheceu em adulto] disse-me que ele era um ator que esteve em ‘Cheers’. Por isso durante um minuto pensei que o meu pai biológico fosse o Ted Danson e pensei: ‘Sou rico!'”, contou J.T. Harding na altura.