Off the record

Alexandra Lencastre: a diva sem meios termos e medo de arriscar

Aos 51 anos, a atriz não precisa de apresentações, reunindo no currículo papéis variados e que provam uma grande versatilidade. “Viúva negra” no início da próxima novela da TVI “A Herdeira”, Alexandra Lencastre prepara-se para mudanças, com direito a digressão pelo país.

Furacão na maneira de ser, a diva da ficção nacional não é de aparências, sendo fácil perceber quando não está nos melhores dias. Ao longo da carreira, Alexandra já viveu momentos de euforia e outros de instabilidade psicológica, sem nunca se deixar levar.

A semana passada, a artista esteve no “5 Para a Meia Noite”, na RTP1, onde foi igual a ela própria. Como que ignorando as câmaras, Alexandra Lencastre surpreendeu com dois palavrões, envergonhou-se e até pediu para não editarem o momento que acabou por ir para o ar.

No mesmo programa e ainda a pretexto da rubrica “Pressão no ar”, recuou até 2005, aos tempos em que protagonizou a novela “Ninguém como Tu”, revelando que se deixou levar num longo beijo pelo ator Nuno Homem de Sá. “Eles bem diziam ‘corta’, mas qual ‘corta’. Nós nem ouvimos o ‘corta’. Eu só ouvia o cabelo dele nos meus dedos…”, recordou.

Na altura, tinha 38 anos, pois “agora já nem me mandam dar beijos”, atirou. Em breve, poderemos vê-la como Caetana Rivera, mas por pouco tempo… Na pele de futura primeira-dama do México e cabecilha de uma importante rede de tráfico de droga, deverá ter uma pequena participação no início da história escrita por Maria João Mira, aparecendo depois mais para o final.

Fora desta história, ficará disponível para gozar as tão desejadas férias, até porque também já deu por terminada a peça “Quem tem medo de Virgínia Woolf” que fez lado de Diogo Infante. Eles eram Martha e George e, em palco num verdadeiro duelo de personalidades.

Livre de trabalho, aproveitará para usufruir da companhia das filhas, Margarida, de 21 anos, e Catarina de 19. A mais velha já vive sozinha, enquanto a segunda esteve a estudar em Londres, Inglaterra, sendo hora de matar saudades e recuperar muita da cumplicidade que sempre as caraterizou.

Catarina e Margarida Bakker, filhas de Alexandra Lencastre

Isto numa fase em que Alexandra Lencastre também se prepara para mudar de morada, trocando o luxo da Quinta da Marinha, em Cascais, por um espaço mais prático e próximo do local de trabalho. “Acho que faz sentido pois fico mais próxima de tudo o que me interessa, nomeadamente o meu trabalho com a TVI. E estou muito feliz com essa decisão”, reconheceu durante a festa da estação de Queluz, no Algarve.