Saúde & bem-estar

Cientistas criam coração artifical em silicone

Um grupo de cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, divulgou um vídeo que exibe os primeiros testes realizados com um coração artificial. O “órgão” foi elaborado em silicone através de uma impressora 3D.

O modelo conta com válvulas, artérias, ventrículos e até um músculo artificial capaz de bombear o sangue. Para completar, o coração artificial tem o tamanho de um coração humano e pesa apenas 390 gramas.

No vídeo mostrado pelo instituto é possível ver o coração a bater como se fosse um órgão real, e a bombear um fluido com a mesma densidade e viscosidade do sangue humano.

O músculo interno é dilatado por ar pressurizado, permitindo a contracção e descontracção do órgão. O modelo consegue realizar 3 mil batidas, o que equivale a 45 minutos de vida num humano.

O teste em questão foi realizado para que os cientistas conseguissem avaliar a durabilidade do material utilizado – neste caso o silicone – no coração artificial.

De acordo com o Gizmodo, o objetivo do teste foi alcançado com sucesso, visto que foi possível concluir que o sistema construído por uma impressora 3D funciona a um nível fundamental, mesmo que não esteja pronto para ser usado por um humano.

Agora, os cientistas pretendem melhorar o trabalho para que o coração artificial possa ser utilizado por pacientes que estão à espera de um transplante cardíaco.