Atualidade

Catarina Furtado recorda “vazio” em dia comemorativo

Esta quarta-feira, 26 de julho, assinala-se o Dia dos Avós. Se para muitos é motivo para encher – ainda mais – os avós de mimo, para outros é um dia para recordar aqueles que já partiram.

Foi o que fez Catarina Furtado. A apresentadora da RTP recorreu às redes sociais durante a tarde para partilhar uma mensagem – retirada do seu livro “O que vejo e não esqueço” – e um vídeo de agradecimento aos seus quatro avós, ainda que a sua falta lhe deixe um vazio.

“Dia dos Avós: são todos os dias! ❤️ Saudades da Avó Lucinda (avó de Queijas), Avó Amélia, Avô António e Avô João (de quem tenho menos memórias)”, começou por escrever, passando depois a colocar o excerto do livro onde fala da avó Lucinda “tão importante para o meu percurso”.

“A minha avó Lucinda não sabia ler nem escrever e, a partir de certa altura, era eu quem muitas vezes lhe lia as legendas quando era exibida uma reportagem num país estrangeiro. (…)Sempre que o foco eram as questões relacionadas com as condições de saúde das jovens mães, maus-tratos infantis, pobreza ou fome – por coincidência, muitos dos temas sobre os quais actualmente trabalho enquanto Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA – caíam-lhe as lágrimas”, recordou.

A avó de Queijas, escreveu ainda, “tinha um apurado sentido de justiça, interessava-se particularmente pelos assuntos das crianças e das mulheres e ainda hoje penso muitas vezes nela a propósito da falta de oportunidades e de, em todo o Mundo ser sempre mais difícil para as mulheres conseguir estudar”, salientando que aquela “era uma pessoa muitíssimo inteligente.”

Catarina Furtado terminou a mensagem – que no Instagram teve mais de 2600 visualizações na primeira hora – com um “abraço solidário para todos os netos e netas que hoje sentem um vazio”.

A cara do canal público está atualmente a conduzir, ao lado de José Carlos Malato, as galas de domingo à noite que visam eleger as sete aldeias maravilhas de Portugal.

E no dia anterior ao dos Avós, a profissional teve outra comemoração especial. “Esta fotografia assinala o primeiro dia na sede da minha @coracoescomcoroa, na Biblioteca Municipal de Belém, dia 25 de Julho de 2012! ?? #coracoescomcoroa”, partilhou na terça-feira.