Moda

Michelle Obama sobre estilo do marido: “Usou o mesmo smoking em 8 anos”

A antiga Primeira-Dama dos EUA falava sobre a diferença de pressão e atenção que sofreu durante os tempos em que vivia na Casa Branca. E no meio fez uma inconfidência (ou revelação): o marido, Barack Obama, usou sempre o mesmo smoking durante oito anos e nunca ninguém reparou nisso.

Michelle Obama contou isso mesmo à plateia durante uma conferência de ‘developers’ da Apple em San Jose.

“Esta é a coisa injusta. Você fala sobre Fred Astaire e Ginger Rogers. . . Não importa o que façamos, ele coloca o mesmo smoking. As pessoas tiram fotos dos sapatos que uso, as pulseiras, o colar. E não comentaram isso [durante] oito anos. Ele usava o mesmo smoking. Mesmo sapatos. E ele também estava orgulhoso disso. Ele era do tipo: ‘Estou pronto! Estou pronto em 10 minutos. Quanto tempo demoraste?'”, contou, perante os risos da plateia.

Esta observação faz ainda mais sentido quando recuemos no tempo e vemos que não só as pessoas nunca repararam ou comentaram a tendência do ex-Presidente de repetir as roupas, como criticaram Michelle quando ‘reciclava’ oufits. As críticas também chegaram quando não usava um designer do país de origem que estava a visitar.

Quando conheceu a rainha Isabel II em 2009, vestiu J.Crew num look considerado demasiado informal. “Você não vai ao Palácio de Buckingham com uma camisola”, comentou na altura o estilista Oscar de la Renta.

Realmente sempre que vestia algo, Michelle era analisada por todos. Nalguns casos usou o seu guarda-roupa para fazer declarações políticas e encorajar a diplomacia, sendo que abandonou a Casa Branca já como um ícone da moda. E Barack tem adotado um estilo bem mais casual, com jeans e bonés.

Ainda em relação ao mesmo smoking, a ex-inquilina da residência do comandante-chefe da nação contou que, apesar das ‘provocações’ do marido, fazia questão que aquele estivesse sempre impecável nos eventos formais.

Em 2015 foi fotografada a ajeitar o laço de Barack, enquanto aguardavam o casal presidencial chinês para um jantar de Estado na Casa Branca. “Estávamos ali, à espera que os carros chegassem e eu estava aborrecida, por isso pensei: ‘Deixem-me assegurar que o meu marido esteja impecável'”, contou, perante as interjeições enternecidas do público.