Atualidade

Maria João Bastos com “vergonha” da terra onde nasceu e foi criada

A atriz portuguesa nasceu em Benavente, vila no distrito de Santarém, e ali cresceu. Mas isso não quer dizer, naturalmente, que concorde com tudo o que se faça lá nem com todas as tradições.

A 22 de junho arrancou a Festa da Amizade e da Sardinha Assada, que termina este sábado, dia 24, e um dos eventos inseridos na programação foi cancelado. Trata-se de ‘Touros de Fogo’, na qual os touros são presos pelos cornos a postes e lhes é ateado fogo.

Ainda assim, segundo um vídeo colocado no Facebook de IRA – Intervenção e Resgate Animal, apesar do evento ter sido cancelado pela autarquia, foi na mesma realizado. O que indignou Maria João Bastos.

“Acabo de tomar conhecimento que depois de o PAN ter conseguido com muita pressão que o Presidente da Câmara de Benavente cancelasse um espectáculo de touros de fogo – colocar fogo nos chifres -, um grupo de cidadãos à revelia decidiu manietar um animal e com ele quase imobilizado e com pouca margem de defesa colocar-lhe fogo nos chifres”, começou por escrever a atriz este sábado no Facebook.

“Estes seres sem alma ainda filmaram e colocaram os vídeos no Facebook a gozar com quem se opôs a esta barbárie. Perante a aparente inércia posterior da GNR que recebeu várias queixas e que supostamente desvalorizou”, continuou, dizendo que espera pedido de desculpas do edil e que os “autores do crime sejam identificados”.

Maria João partilhou depois o vídeo em questão.

A atriz continua no Rio de Janeiro, tendo já acabado de gravar a novela ‘Novo Mundo’. E foi lá que festejou o seu 42º aniversário, a 18 de junho.

“Obrigada a todos os meus amigos lindos que tanto carinho me dão!! Me sinto muito abençoada por vos ter na minha vida!! ❤️ #muitoamor #bdaygirl #mybday #niverdamaria #picnicdamaria #mariajoaobastos #mariajoaonobrasil #riodejaneiro #secondhome #brasil”, escreveu na altura.