Atualidade

Paula Marcelo espera pensão pela morte de Camilo de Oliveira: “Está tudo em tribunal”

A atriz, de 50 anos, regressou ao trabalho após ter dedicado grande parte do tempo a tomar conta do marido doente, que morreu aos 91 anos, em junho do ano passado.

“Neste momento estou com o musical ‘Amália’. Está a correr tudo bem”, disse Paula Marcelo à Move Notícias, à margem do 31º aniversário da clínica de José Maria Tallon. A artista dá vida à personagem Ilda Aleixo, a antiga estilista e costureira da falecida fadista, na peça de teatro de Filipe La Féria, que se encontra em cena no Teatro Politeama.

Paula Marcelo no 31º aniversário da clínica de José Maria Tallon

Entretanto, Paula Marcelo aguarda a pensão de sobrevivência pela morte de Camilo de Oliveira. “Está tudo em tribunal, isso demora imenso tempo. Ainda não está nada definido”, contou.

No entanto, apesar de ter vivido com o ator durante cerca de 30 anos, a atriz não teria legalmente o direito da pensão enquanto viúva do ator caso a primeira mulher de Camilo de Oliveira, Maria Luísa, o reivindicasse também. Isto porque Camilo nunca se chegou a separar da primeira mulher.

Quando Paula Marcelo partilhou com o Correio da Manhã que Camilo se tentou divorciar, mas que não o fez porque nunca encontraram Maria Luísa – enfermeira de profissão com quase 90 anos – e que esta poderia “estar num lar ou ter alzheimer”, uma fonte próxima de Luísa declarou à Move Notícias que a antiga enfermeira “não está em nenhum lar, nem sofre de Alzheimer, encontra-se de perfeita saúde e a viver na mesma casa de sempre, a mesma que partilhou com o Camilo e que pertenceu a ambos”.

“Numa altura em que o Camilo já vivia com a outra Luísa, que era hospedeira, chegou a falar de divórcio e a Maria Luísa disse-lhe para tratar dos papéis que ela assinava… até hoje, nunca mais lhe falou em divórcio”, contou a mesma fonte à nossa publicação, com intenção de “esclarecer mal entendidos”. “Se não a encontraram é porque não quiseram, ela esteve sempre no mesmo sítio, em Lisboa”, concluiu.

Quanto ao processo de superação pela perda do marido, Paula Marcelo tem contado com o carinho e apoio de quem lhe é mais próximo. “Tenho a minha família, tenho os meus amigos… estou muito bem apoiada”, garantiu.

Antes da participação no musical ‘Amália’, a atriz chegou a entrar em ‘A Dama das Camélias’, peça encenada por Celso Cleto, marido da atriz Sofia Alves.

Paula Marcelo dedica-se agora apenas à peça de Filipe La Féria, uma vez que “fica difícil gerir os horários” que tem no musical. No entanto, tem aceite trabalhos pontuais na área da televisão, entre eles uma participação em ‘Filha da Lei’, série policial da RTP1, e outra em ‘Ouro Verde’, novela da TVI.

Para Paula “é indiferente” trabalhar em teatro ou televisão, pois o que gosta mesmo é de representar, e quando consegue “conciliar as duas coisas é ótimo”, confessou.

Foto: César Lomba