Atualidade

Linda de Suza relança carreira após anos de paragem e falência

A voz de ‘Um Português (Mala de Cartão)’/’Un Portugais’ (Valise en Carton) vendeu milhões de discos e teve imenso sucesso em Portugal e também em França, país para onde emigrou há 46 anos Linda de Suza, com apenas uma mala de cartão e um filho nos braços.

Em 2010, Linda de Suza viu-se sem dinheiro e com uma pequena reforma, tendo passado dificuldades. A cantora acusou antigos produtores de lhe roubarem a fortuna e de a terem deixado na miséria.

No ano passado, relançou a carreira e só agora os portugueses estão a par da vida de ‘L’Etrangère’ (‘A Estrangeira’, nome do disco lançado em 1982) porque foi entrevistada pela TVI, tendo a peça sido exibida no Telejornal desta segunda e terça-feiras.

O regresso aos palcos surgiu depois de uma ausência de mais de 15 anos. Tem andado em digressão por França e no final de abril atuou em Beirute, no Líbano.

Também lá cantou os seus maiores êxitos, 40 anos depois de ter lançado ‘Um Português’. Nada mau para alguém nascido em Beringel, Beja, que passou a fronteira ‘a salto’ para França para fugir das “dificuldades económicas e opressivas de um Portugal não-democrático”, conforme a própria descreve, e que viveu na clandestinidade e nos bairros de lata de Paris.

Esgotou sucessivamente plateias no Olympia de Paris e conquistou milhares de admiradores que atribuíram à sua discografia imensos galardões de ouro e platina.

Amada pelos franceses, chegou mesmo a ser chamada Amália de França por uns, ou Linda Portuguesa por outros. O facto é que nunca negou as suas origens, mantendo nas letras das canções a história da sua vida e do seu país natal.

Atualmente com 69 anos, atua sozinha e diz-se feliz. “Ouvi uma voz masculina que me disse: ‘Nunca te casarás’. E nunca me casei. Não por ser mais feia que outras mulheres, mas também nunca fui pedida em casamento”, contou na reportagem.

A antiga mulher-a-dias não pensa voltar a Portugal, mas recorda-se do “cheiro”. “Está sempre no nosso coração”, disse.

Em 1984 publicou um livro (romance) biográfico intitulado ‘A Mala de Cartão’ que deu a conhecer ao mundo a sua verdadeira história e que vendeu dois milhões de exemplares. No ano seguinte foi condecorada com a Ordem de D. Afonso Henriques.

Linda de Suza, que colaborou com o filho Carlo Lança no tema ‘Dis-moi pourquoi’ do disco ‘Qu’est ce que tu sais faire?’, já cantou em 5 línguas: português, francês, alemão, inglês e espanhol. Quase a chegar aos 70 anos, nega o título de estrela e diz que só quer ser “uma pessoa que canta”.

Fotos: Facebook