Atualidade

Família de miraculado dá testemunho em Fátima

Foi no dia 3 de março de 2013 que Lucas, uma criança brasileira com cinco anos na altura, caiu da janela de um prédio e sobreviveu após uma queda de seis metros e meio. É este acidente que se encontra na base da canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta.

A história voltou a ser contada hoje pelo pai do menino, João Batista, desta vez no Santuário de Fátima, onde a família brasileira se encontra para celebrar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora. Segundo o progenitor, a criança estava a brincar com a irmã, Eduarda, antes de ter tido o grave acidente que o levou ao hospital do estado brasileiro Paraná.

O percurso demorou cerca de uma hora e o menino, que sofreu um traumatismo cranio-encefálico e acabou por perder massa encefálica, foi operado de urgência no hospital, onde teve paragens cardíacas e entrou em coma. O estado de Lucas era grave, e os médicos afirmaram que havia poucas probabilidades de sobrevivência.

Mesmo que a criança sobrevivesse, os médicos avisaram que a recuperação seria bastante demorada, e que os efeitos secundários da queda seriam complicados. Lucas poderia até ficar num estado vegetativo.

No dia 7 de março a criança continuava a piorar e as irmãs do Carmelo de Campo Mourão, no Brasil, rezaram a Francisco e Jacinta Marto. “Uma irmã correu para as relíquias dos Beatos Francisco e Jacinta, que estavam junto do Sacrário e sentiu esse impulso de oração: ‘Pastorinhos, salvem este menino, que é uma criança como vocês”, recordou o pai da criança miraculada.

“Da mesma forma todos nós, na família, começamos a rezar aos Pastorinhos e, dois dias depois, no dia 9 de março, o Lucas acordou bem e começou a falar, perguntado pela sua irmãzinha. No dia 11 saiu da UTI e dia 15 teve alta”, testemunhou.

João Batista explicou que o filho “está completamente bem, sem nenhum sintoma ou sequela”.  “Os médicos, incluindo alguns não crentes, disseram não ter explicação para esta recuperação”, acrescentou.

Esta cura representou a etapa final no processo de canonização de Francisco e Jacinta Marto, que vão ser canonizados sábado, dia 13 de maio, pelo Papa Francisco, em Fátima.

Recorde-se que o reconhecimento de um milagre realizado depois da beatificação é um processo da competência da Congregação para a Causa dos Santos, regulado pela Constituição Apostólica ‘Divinus Perfectionis Magister’, promulgada por João Paulo II em 1983.