Saúde & bem-estar

Distúrbios da Tiroide: Saiba reconhecer os sintomas

Regula o humor, o peso e a memória, mas se produzir hormonas em excesso ou por defeito – hipertiroidismo e hipotiroidismo – desregula o metabolismo.

Alguns dos sintomas relacionados com baixos níveis de hormonas tiroideias (hipotiroidismo) são obstipação, falta de motivação, falta de concentração, depressão ou aumento de peso.

Os sintomas relacionados com níveis aumentados de hormonas tiroideias (hipertiroidismo) incluem perda de peso e irritabilidade. Quer o hipotiroidismo, quer o hipertiroidismo podem causar ansiedade, irregularidades menstruais e alterações do sono.

Todos os anos se assinala, a nível global, a Semana Internacional da Tiroide que integra o Dia Mundial da Tiroide, cujo objetivo é destacar algumas das características menos conhecidas das doenças tiroideias e garantir que as pessoas tenham as informações necessárias para saber identificar possíveis sintomas de uma doença que em Portugal afecta cerca de 1 milhão de portugueses (cerca de 10% da população), estando grande parte ainda por diagnosticar.

“Não é você: é a sua tiroide” é o tema central da campanha global de sensibilização da 9ª edição da Semana Internacional da Tiroide, que este ano decorre de 22 a 28 de maio, e que destaca as semelhanças que existem entre os sintomas dos distúrbios da tiroide com os efeitos do estilo de vida acelerado dos nossos dias.

Esta campanha baseia-se nos resultados de um inquérito internacional, apoiado pela Merck, em colaboração com a Federação Internacional da Tiroide (TFI), que revela que muitas mulheres se culpam a si próprias, e às escolhas relativas ao seu estilo de vida, com sintomas como alterações de peso, irritabilidade, ansiedade, insónias e fadiga, não compreendendo que uma doença da tiroide pode ser a causa subjacente.

Os distúrbios da tiroide afetam cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que em alguns países quase 50% das pessoas permanecem não diagnosticadas. São 10 vezes mais comuns nas mulheres, estima-se que aos 60 anos cerca de 17% das mulheres vão apresentar hipotiroidismo, o tipo mais comum da doença da tiroide.

Se os desequilíbrios hormonais da tiroide não são diagnosticados e tratados, podem provocar efeitos prejudiciais na saúde e bem-estar da pessoa. Por conseguinte, é fundamental que as pessoas estejam cientes dos sintomas e que, caso estes ocorram, não sejam ignorados.

Participaram neste inquérito mulheres de sete países, sendo que foi evidente a tendência destas para culparem as suas escolhas relativamente ao seu estilo de vida pela presença de sintomas que podem ser provocados por um distúrbio da tiroide.

Para Maria João Oliveira, médica endocrinologista e membro do Grupo de Estudo da Tiroide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) “este estudo revela que a doença tiroideia pode, secretamente, ser a responsável por detrás dos sintomas que muitos de nós atribuímos ao estilo de vida sobrecarregado da atualidade e com cada vez menos tempo para descansar a motivos como o cansaço excessivo, a má concentração, a falta de motivação, a depressão, a perturbações do sono ou até mesmo à dificuldade em conseguir engravidar, não percebendo que um distúrbio da tiroide pode ser a causa subjacente. Daí que promover o conhecimento sobre a doença é fundamental para que os sintomas não sejam negligenciados e haja uma diminuição de casos por diagnosticar”.