Atualidade

Família real britânica abre portas de três palácios antes de Páscoa privada

A caça aos ovos da Páscoa é uma tradição norte-americana que já se começa a enraizar em Portugal. Os ovos cozidos, decorados com tintas, são escondidos, e as crianças devem encontrá-los. Uma atividade diferente e divertida para os mais novos no dia de Páscoa.

Pois a família real britânica há muito que também faz isso. Este ano, a Rainha Isabel II vai abrir as portas do Castelo de Windsor, do Palácio da Holyroodhouse, em Edimburgo (Escócia), e naturalmente do Palácio de Buckingham (mais propriamente no Royal Mews, as cavalariças lá do sítio).

As famílias britânicas podem assim aparecer no Domingo de Páscoa na residência da monarca em Londres para decorar cestas da Páscoa e encontrar os ovos de chocolate escondidos no jardim.

Já no castelo e na Holyroodhouse a caça ao ovo segue um trilho do ovo Fabergé, sendo que as crianças podem criar a sua própria obra-prima Fabergé.

Quem estiver na Escócia pode ser brindado com ‘ceildh’, uma celebração escocesa tradicional com dança, música folclórica e narração de histórias. A Holyroodhouse também oferece um ceilidh familiar administrado pela CeilidhKids, uma escola local que ensina dança escocesa e música para os jovens.

No entanto, não esperem ver a Rainha em qualquer das caças. Ela estará ocupada a participar na missa na capela de St George, no Castelo de Windsor. O Duque de Edimburgo e outros membros da família real – exceto o príncipe Harry que está no Canadá com a namorada – também se juntarão à soberana. O público não é permitido na capela, mas a rainha recebe flores das crianças à saída da missa. O resto do fim de semana é passado em celebrações privadas.

E como nada é deixado é acaso, veja como se fazem os ovos de chocolate para a caça ao ovo da Rainha: