Atualidade

Donald Trump “ressuscita” Pavarotti enquanto é atacado por Springsteen

A gaffe já está viral na internet. O Presidente dos EUA falava numa conferência de imprensa com o Primeiro-Ministro italiano, Paolo Gentiloni, quando decidiu mostrar o seu apreço pelo tenor.

“Ele é um amigo, é um grande amigo meu”, disse Donald Trump, seguramente esquecido que Luciano Pavarotti morreu em setembro de 2007.

O engano aconteceu numa altura em que Trump foi fortemente atacado por Bruce Springsteen. “Vigarista”, disse o cantor em relação ao presidente, ao partilhar o microfone com Joe Grushecky, numa nova canção de protesto lançada esta quarta-feira.

Joe Grushecky, que já trabalhou com Sprinsgsteen, intitulou a canção de “That’s What Makes Us Great” [Isto é o que nos faz grandes], uma espécie de trocadilho com o slogan de campanha de Trump “Make America Great Again” [Fazer a América grande de novo].

“I never put my faith in a con man and his crooks” [Eu nunca coloquei a minha fé num vigarista e nos seus bandidos”], canta Bruce Springsteen em clara referência a Donald Trump.

“It’s up to me and you / Love can conquer hate / I know this to be true / That’s what makes us great” [“Depende de mim e de ti/ O amor pode vencer o ódio / Sei que isto é verdade / É o que nos faz grandes”], entoam ainda.

Embora a música não seja da sua autoria, esta é uma das letras claramente mais políticas da carreira de Springsteen, juntamente com “American Skin (41 Shots)”, que fala do assassinato, em 1999, de um imigrante desarmado nas mãos de agentes da polícia de Nova Iorque.

Durante muito tempo, Bruce Springsteen manteve-se afastado dos políticos, até 2004, quando fez campanha para John Kerry, na sua frustrada tentativa de impedir a reeleição de George W. Bush.

Em novembro passado, Springsteen uniu-se a Hillary Clinton num comício de campanha em Filadélfia, onde denunciou Trump pela sua “profunda falta de decência”. Depois tocou num espetáculo privado para a equipa de Barack Obama, perto do fim do mandato do presidente democrata.

Grushecky disse ao jornal “Pittsburgh Post-Gazette” que escreveu esta canção quando Trump chegou à Casa Branca e que a enviou para o seu antigo parceiro, que gostou dela e decidiu dar-lhe um “tratamento Bruce”.

A música está disponível no site de Joe Grushecky e em plataformas digitais.