Atualidade

Batizado do príncipe Alexander da Suécia terá transmissão em direto na internet

Os tempos são de modernidade e as casas reais europeias sabem bem disso. Depois da presença nas redes sociais, agora é a vez de transmissão em direto na internet. Sempre para estar mais perto do público e respetivos súbditos.

O batizado do príncipe Alexander da Suécia, primogénito de Carl Philip e Sofia, vai inovar por isso mesmo. A cerimónia será transmitida pelo principal canal sueco SVT e na internet através de live streaming.

O anúncio foi avançado pelo canal televisivo. “Live stream do batizado de #PrinceAlexander’s será transmitido ao vivo a 9 de setembro às 11h30, hora local”, escreveu a SVT nas redes sociais.

A cerimónia irá decorrer na próxima sexta-feira, dia 9, na capela do palácio de Drottningholm e será celebrada pelo arcebispo Antje Jackelén, sendo que este será assistido pelo capelão do rei, o bispo Johan Dalman, e o pastor da Academia Real, Michael Bjerkhagen.

Os comentários televisivos estão a cargo de John Chrispinsson e Roger Lundgren.

A partir das 11h00 começam a chegar os convidados. Até às 12h00 haverá oportunidade da imprensa fotografar os presentes. Depois começa a missa, apenas exibida pela SVT e com um fotógrafo oficial, e às 13h00 haverá a receção no palácio de Drottningholm para todos os convidados e um almoço privado.

Entre os convidados estão os familiares do bebé, as famílias reais europeias, representantes de Riksdag, do Governo e outras entidades suecas.

O príncipe Alexander, que nasceu em abril, irá usar o mesmo vestido que os seus primos, Estelle, Oscar, Leonore e Nicolas, e a água de batismo vem de uma fonte em Öland.

O menino é o quinto neto dos reis da Suécia e quinto na linha de sucessão ao trono.