Atualidade

Vem aí a décima edição do famoso festival Peixe em Lisboa

A capital portuguesa volta a receber o festival Peixe em Lisboa, que já vai na décima edição. Este evento organizado pela Associação Turismo de Lisboa tem tido como espaço o Páteo da Galé, no Terreiro do Paço, mas desta vez arriscou mudar de ares e optou pelo Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII.

O porta-voz do festival, Duarte Calvão, revelou à MoveNotícias que está muito satisfeito com a escolha do lugar por este ser maior, o que acaba por ser “um espaço com mais conforto para o público, com 500 lugares sentados, ótimo para os dias de maior afluência”.

_CL_7224

“Acho que o Pavilhão Carlos Lopes tem uma localização muito boa, muito central em Lisboa, com parques de estacionamento muito bons e perto, e com transportes públicos à porta, como o metropolitano”, disse Duarte Calvão. “Não quero ser ingrato com o Páteo da Galé, que é um espaço espetacular e continua a ser. Mas ao fim de dez anos podemos também fazer uma mudança”, acrescentou.

No ano passado foram cerca de 22 mil os apreciadores das iguarias da costa portuguesa que não resistiram à grande variedade de pratos que o Peixe Lisboa tem para oferecer, e este ano essa diversidade também não irá faltar.

O Chef Hélder Chagas, do restaurante Ribamar, é o único que está presente no festival desde a sua primeira edição. “O primeiro ano era uma incerteza. Tivemos a honra de ser convidados pelo diretor, que já na altura era o Duarte Calvão e gostou do nosso trabalho em Sesimbra”, disse o dono do restaurante que já conta com 67 anos, “uma casa com muitos pergaminhos e tradições que passou de pai para filho”.

_CL_7235

O mediático chef Kiko Martins, dono de restaurantes como O Talho, a Cevicheria e d’O Asiático, vai participar pela quarta vez. “Acho que este é um dos eventos que mais honra a nossa costa portuguesa, e que partilha com os portugueses de uma forma acessível o trabalho de vários chefes de cozinha. Para mim é ótimo poder também aprender com outros chefes, ver o trabalho deles, poder ter contacto próximo com o cliente, aprender com a sua opinião”, confessou. “O bom desta geração nova de cozinheiros é que somos todos muito amigos, damo-nos todos muito bem e por isso achamos vivamente que se estivermos juntos somos mais fortes, garantidamente”, sublinhou o chef que brevemente fará parte do novo formato do “MasterChef Celebridades”, na TVI.

_CL_7277

Na divulgação do evento estiveram presentes algumas caras conhecidas como o chef Henrique Sá Pessoa, Maria João Luís, Luís Esparteiro, Marta Melro, Inês Gonçalves e Diana Marquês Guerra.

A décima edição do festival Peixe em Lisboa começa já para a semana, dia 30 de março, e termina a 9 de abril. Veja as fotos:

Texto: Cátia Tocha
Fotos: César Lomba e Divulgação