Atualidade

Publicação viral não irá impedir que Facebook publique dados privados. Saiba porquê

Esta terça-feira seguramente reparou que alguns amigos seus no Facebook andaram a publicar, mais uma vez, a mesma mensagem onde dizem que não autorizam a rede social a partilhar as suas imagens, mensagens e outros dados excluídos e privados da sua página pessoal. Pois não o precisam fazer: nem o Facebook faz isso, nem a publicação viral iria impedir o quer que seja.

“Temos políticas de dados e privacidade claras que dizem que tudo o que uma pessoa publica no Facebook é de propriedade dela e só ela é quem pode determinar os níveis de privacidade de suas publicações e informações na plataforma”, afirmou um porta-voz da empresa ao blog #VirouViral.

Isto porque cabe a qualquer utilizador de redes sociais, não só do Facebook, concordar com os termos de uso sempre que entram numa. O que acontece é que normalmente as pessoas não lêem esses termos de uso e então acreditam nestas publicações em cadeia que, de vez em quando, voltam a inundar a internet.

Mensagem Não autorizo no mural facebook contra divulgação de dados

Além de não existir nada nos termos de uso que prevê que o Facebook tenha a possibilidade de publicar um conteúdo que um usuário tenha decidido excluir, o texto publicado no mural, dizendo “não autorizo”, não tem nenhum efeito sobre o contrato que aceitaram ao entrar na rede social.

O porquê de tal mensagem ficar viral de vez em quando não se percebe. Ou melhor, percebe-se: é total desconhecimento das pessoas sobre os termos de uso e as políticas de privacidade das redes que usam.

Curioso – ou preocupante – é perceber que cada vez mais pessoas aderem ao Facebook, publicando lá a sua vida toda e depois insurge-se contra a rede social como se a ‘culpa’ de tornar público uma coisa ou outra fosse da empresa de Mark Zuckerberg.

Para isso, basta editar o tipo de pessoas que podem ver as nossas publicações ou outros pormenores, que está na parte da Privacidade e da Segurança, no menu superior direito de cada página. Na Central de Ajuda do Facebook é possível encontrar também os detalhes de como configurar a privacidade na plataforma.