Saúde & bem-estar

Celebridades que padecem de doenças raras

São caras reconhecidas pelas suas prestigiadas carreiras, mas sofrem de algumas doenças desconhecidas por parte da maioria das pessoas. Descubra seis patologias de estrelas internacionais.

Gwyneth Paltrow- Osteopenia

A atriz descobriu que sofria da doença depois de se ter submetido a um exame de raio-x, devido à fratura de uma perna, que acabou por confirmar o diagnóstico. A osteopenia carateriza-se por causar uma diminuição dos índices médios de massa óssea que correspondem a determinada idade, sexo ou raça. A alteração desses índices é causada por baixos valores de vitamina D no corpo. Para Gwyneth e todos os que lutam contra esta doença, a recuperação passa por manter uma dieta saudável e equilibrada, exercício físico regular e alguma medicação à base de calcitonina, teripatide e estrogénio.

gwyneth-paltrow-goop

Brad Pitt- Prosopagnosia

O galã de Hollywood tem uma doença rara que causa um distúrbio no reconhecimento de rostos familiares. Para quem tem prosopagnosia, é capaz de visualizar diferentes elementos que constituem uma face, embora não consigam identificá-la na totalidade. Esta incapacidade, que afeta o reconhecimento de pessoas bastante próximas, como familiares, deve-se a uma lesão cerebral. Em casos mais graves, a pessoa pode não identificar a sua própria imagem ao espelho. O tratamento passa por uma intervenção que privilegia outras formas de reconhecimento de uma pessoa, como, por exemplo, o tom de voz.

brad-pitt-capa

Daniel Radcliffe- Dispraxia

O icónico ator da saga “Harry Potter” sofre de um distúrbio que o incapacita de lidar com normalidade com alterações relacionadas com o próprio corpo, e com as localizações espaciais e temporais. A patologia, também denominada como “síndrome de criança desajeitada” é uma doença neurológica que limita a coordenação motora em tarefas quotidianas, assim como afeta capacidades sensoriais do indivíduo.

Daniel Radcliffe

Allan Pineda- Nistagmo

O vocalista dos “Black Eyed Peas” foi diagnosticado com nistagmo, condição que o impede de ter uma visão normal. A doença é caraterizada por provocar movimentos oculares rápidos e involuntários, tanto na horizontal (de um lado para o outro), como na vertical (de cima para baixo), ou até rotativos. Apesar de não haver uma cura, há medicação que ajuda a atenuar os efeitos.

black-eyed-peas-where-is-the-love-tragedies-M8n

Cameron Diaz- Rosácea

Cameron tem uma doença de pele crónica e inflamatória, que surge em grande intensidade normalmente por volta dos 40 anos. Os efeitos são atenuados com tratamentos médicos adequados, mas a prevenção para quem sofre da doença passa por ter muito cuidado com os compostos de cada produto que se coloca na pele. Além da atriz, há mais celebridades que já admitiram ter rosácea, como é o caso de Bill Clinton, Renée Zellweger ou Mariah Carey.

Cameron Diaz1

Seal- Lúpus eritematoso cutâneo crônico

O artista possui um tipo de lúpus autoimune que causa inflamação dos vasos sanguíneos, podendo danificar órgãos do corpo. O cantor britânico é conhecido pelas suas cicatrizes no rosto, que correspondem a sequelas causadas por lesões desta doença. A patologia não tem uma forma de tratamento eficaz, não sendo possível evitar a formação das feridas e consequentemente das cicatrizes.

Seal