Saúde & bem-estar

Beber café sem comer faz mal? É mais um mito do jejum

Café puro de barriga vazia ou comer ovo estrelado e bacon de manhã faz mal ao estômago? A resposta depende apenas de como você se sente ao ingerir esses alimentos. Se não sentir desconforto, então pode comer à vontade.

O processo de digestão começa na boca e intensifica-se no estômago. O órgão produz ácido clorídrico, que é tão forte que se compara ao ácido sulfúrico, altamente corrosivo. Os especialistas explicam que o estômago digere bem qualquer tipo de alimento que consumimos.

A dor que podemos ter é sinal de inflamação na mucosa que reveste a parede estomacal. Por isso, devemos evitar no pequeno-almoço apenas o que nos causa desconforto.

Fica desde já a saber que os alimentos não causam nem agravam problemas como gastrite. Todos nascemos e morremos com ácido clorídrico no estômago. O problema é quando perdemos a barreira do estômago que protege do ácido. E isso pode ser provocado pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o uso prolongado de aspirina (ácido acetilsalicílico) e de anti-inflamatórios e o cigarro, gerando problemas como gastrite e úlcera.

Outro problema que pode exigir que a pessoa evite alguns tipos de alimentos é o refluxo. Quem possui pode sentir sensação de desconforto com alimentos gordurosos e dor com bebidas que contêm cafeína.

Posto isto, há que salientar que não existe um menu ideal para pequeno-almoço. Pode ter os mais diversos tipos de alimentos, dependendo de cada cultura. O importante é conterem os nutrientes que precisamos depois de horas em jejum.

Leite, queijo, iogurte e ovo fornecem proteína; pão integral é uma boa fonte de carboidrato; granola e fruta dão-nos fibras e, em doses moderadas, a manteiga, margarina, maionese light e requeijão têm os lípidos necessários para a refeição mais importante do dia.