Saúde & bem-estar

Saiba como reconhecer um enfarte agudo do miocárdio

Por ocasião do Dia Nacional do Doente Coronário (14 de fevereiro), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) divulgou o registo, em 2016, de 657 casos de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) encaminhados através da Via Verde Coronária e aproveitou para recordar a importância de reconhecer os sintomas.

Os distritos com maior número de doentes encaminhados pelo INEM através da Via Verde Coronária foram Lisboa e Porto, com 185 e 123 casos, respetivamente. Os dados disponíveis mostram ainda o encaminhamento de 59 casos no distrito de Braga, 50 em Faro e 45 em Setúbal. Os dados referentes a 2016 indicam ainda que o sexo masculino é a principal vítima do EAM.

Em 69,86% dos casos decorreram menos de duas horas entre a identificação dos sinais e sintomas e o encaminhamento da vítima através desta Via Verde, enquanto em 24,05% o processo foi efetuado entre as duas horas e as doze horas de evolução da sintomatologia e os 5,33% restantes dizem respeito a situações com mais de doze horas de evolução.

Dor no peito de início súbito, com ou sem irradiação ao membro superior esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vómitos são alguns dos sinais que podem indicar um EAM.

O reconhecimento precoce destes sinais é fundamental e deve motivar o contacto com o 112. “Esta é a via preferencial dado que reduz o intervalo de tempo até ao início da avaliação, diagnóstico, terapêutica e agilização do transporte para a unidade hospitalar mais adequada”, salienta o INEM.

Existem alguns conselhos importantes para quem acha estar perante uma situação de enfarte: além de ligar 112, manter uma atitude calma, sentar o doente, evitar que este faça qualquer tipo de esforço físico como levantar-se, caminhar ou até falar.

O Enfarte Agudo do Miocárdio é uma das principais causas de morte em Portugal, ocorrendo quando se dá uma interrupção súbita do fluxo de sangue nas artérias do coração (coronárias) prolongada e total ou quase total, que só é confirmado após a realização de um eletrocardiograma.

Realização de exames médicos de rotina, os hábitos de vida saudáveis, a prática de desporto de forma regular, evitar o tabaco e a vida sedentária são algumas das formas de prevenção eficazes e acessíveis a todo o cidadão, salienta o Instituto de Emergência Médica.