Atualidade

Rita Ferro Rodrigues reencontra “Professor Marcelo” nos Prémios Mulheres na Ciência

Rita Ferro Rodrigues foi a anfitriã da 13ª edição dos Prémios Mulheres na Ciência – “Women in Science”, promovida pela L’Oreal Portugal, que decorreu esta manhã no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

A apresentadora fez questão de partilhar nas redes sociais o reencontro com Marcelo Rebelo de Sousa, seu antigo professor de Direito na Universidade Católica de Lisboa.

ritaferrorodriguesemarcelo

“Uma honra apresentar estes prémios pela segunda vez, este ano numa cerimónia com maior visibilidade pela presença atenta do Sr.Presidente da República (de quem tive o privilégio de ser aluna de Direito Administrativo há muitos anos). Foi uma manhã muito feliz”, escreveu Rita na sua página do Facebook.

O Presidente da República, acompanhado pela antiga primeira-dama, Maria Cavaco Silva, marcou presença na cerimónia, que premiou quatro jovens investigadoras portuguesas pelos contributos dados às áreas de Fertilidade, Regeneração Óssea, Mobilidade e Malária. No seu discurso, destacou o forte papel das mulheres na Ciência em Portugal, assim como a importância deste prémio, que valoriza quem investiga em território nacional.

Para além de medalhas de honra, as investigadoras receberam uma bolsa que permite a continuidade dos trabalhos já desenvolvidos. Apoiados também pela UNESCO, os Prémios Mulheres na Ciência combatem também as diferenças de género e a dificuldade da mulher se afirmar nas áreas da ciência e tecnologia.

A iniciativa apoiada pela L’Oreal já distinguiu 41 investigadoras nacionais e cerca de 2200 em mais de 100 países.

Forte defensora do papel da mulher na sociedade, Rita Ferro Rodrigues criou, com a colega de profissão e amiga Iva Domingues, o site “Capazes”, que desde 2014 funciona como uma plataforma feminista que dá voz aos direitos das mulheres e à igualdade de género.

ritaferrorodrigues