Saúde & bem-estar

Bolsa atribui 10 mil euros a jovens investigadores na área da dor

A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao âmbito da dor e respetivo tratamento.

Para a realização dos seus fins, a Fundação atribui anualmente prémios destinados a galardoar trabalhos de investigação científica, em particular de índole médica.

Nesse âmbito, já estão abertas as candidaturas à Bolsa para Jovens Investigadores em Dor 2016, uma iniciativa que pretende promover e incentivar jovens até aos 35 anos a realizar estudos relacionados com a temática da dor.

A bolsa, no valor de 10 mil euros, será atribuída, este ano, a projetos de investigação básica.

O investigador principal, dos trabalhos a concurso, não pode ter mais do que 35 anos de idade e deverá estar afiliado a uma universidade ou centro de investigação português.

Para avaliação dos projetos serão tidos em consideração os seguintes critérios: âmbito do projeto; originalidade da pergunta de investigação, incluindo a importância e possíveis repercussões científicas e sociais; e, qualidade do plano de investigação.

As candidaturas a esta Bolsa deverão ser enviadas, até 30 de abril de 2016, por correio eletrónico para [email protected]

Lembre-se que a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e a Fundação Grünenthal assinaram um protocolo pioneiro para a criação da primeira Cátedra em Medicina da Dor, em Portugal, destinada a apoiar a investigação e a formação nesta área do conhecimento médico.

“A ligação da FMUP às empresas é um objetivo estratégico que perseguimos”, explicou José Agostinho Marques, diretor da FMUP. “Este protocolo representa o reconhecimento do impacto da Dor e coloca a FMUP na vanguarda da formação em Medicina da Dor, no nosso país”.