Cultura

Obra discográfica de José Afonso exposta em Évora

Foi inaugurada este sexta-feira, 3 de fevereiro, e está patente até 4 de março. ‘Desta Canção que Apeteço’ é o título da exposição sobre a obra discográfica de José Afonso que vai poder ser visitada em Évora.

A mostra, que vai estar na Galeria do INATEL, no Palácio Barrocal, no centro histórico, está inserida nas comemorações que assinalam, a nível nacional, os 30 anos da morte de José Afonso (1929-1987) e da criação da Associação José Afonso (AJA).

‘Desta Canção que Apeteço – Obra discográfica de José Afonso 1953//1985’ é promovida pela AJA e pela Câmara de Évora, com o apoio do INATEL, e tem inauguração marcada para as 18h00 de hoje.

A obra discográfica do cantautor português Zeca Afonso, com trabalhos editados ao longo de mais de três décadas, está no centro da exposição. Desde a “edição do primeiro registo fonográfico, em 1953, nos estúdios da Emissora Regional de Coimbra, até ao último disco, em 1985, intitulado ‘Galinhas do Mato’”, referem os promotores, a iniciativa traça “uma perspetiva global de um dos mais marcantes registos da história da música popular portuguesa”.

A mostra apresenta capas de discos, nomeadamente originais cedidos pelo designer e artista José Santa-Bárbara, e permite também aos visitantes ouvirem temas de Zeca Afonso “editados no estrangeiro e que não estão disponíveis no circuito comercial português”.

Os visitantes vão ainda poder ver instrumentos musicais, o prémio “Disco de Ouro”, fotografias e equipamentos, como um gira-discos ou um gravador.

A iniciativa integra também um documentário do realizador Tiago Pereira, com o testemunho de instrumentistas e de técnicos que trabalharam, ao longo de vários anos, com Zeca Afonso.