Lifestyle

Nutricionista explica como perder peso à custa de gordura

Deve ser o que todos querem: emagrecer, perdendo gordura, em vez de músculo. Por isso fomos falar com uma profissional para que nos explique melhor como isso é possível.

Fica aqui a entrevista a Ana Rita Santos, nutricionista da Pronokal, que defende um tratamento médico baseado numa dieta proteinada e com o devido acompanhamento de uma equipa multidisciplinar.

– Qual a melhor forma de perder peso?
Primariamente, qualquer processo de emagrecimento deve ajustar-se às necessidades específicas de cada indivíduo. Dentro das várias abordagens para planos que potenciem a perda de peso, devemos priorizar a que nos trouxer resultados mais efetivos e duradouros, objetivando a manutenção dos resultados a longo prazo. Com o recurso a uma equipa multidisciplinar, a dieta proteinada, que é utilizada no Método PronoKal, surge como uma opção mais segura e mais eficaz que as dietas hipocalóricas convencionais, potenciando uma rápida perda de peso centrada na redução dos níveis de massa gorda com preservação da componente de massa muscular, uma elevada adesão ao tratamento e uma manutenção do peso perdido a longo prazo. Torna-se imprescindível coexistir simultaneamente um processo de reeducação alimentar, através do qual o paciente poderá adquirir novos hábitos alimentares que permitirão a manutenção do peso alcançado.

– Como se consegue perder gordura, em vez de músculo, numa dieta?
Um processo de emagrecimento efetuado à custa da redução de gordura e preservação de massa muscular é possível através de uma alimentação inicial que privilegie o consumo de proteínas de elevado valor biológico, nas quantidades necessárias para o correto funcionamento do organismo, em detrimento dos restantes macronutrientes, tal como ocorre no Método PronoKal. Segundo o estudo ProKal com este método 93% da perda de peso corresponde a uma perda de massa gorda existindo uma preservação da massa muscular, o que não ocorre com uma dieta hipocalórica convencional, em que 25% do peso perdido é músculo, o que acarreta consequências negativas para a saúde do paciente. Para além disso alguns estudos recentes tem demonstrado que o Método PronoKal tem uma elevada especificidade para a redução de gordura visceral que é a mais prejudicial para a saúde. Com o Método PronoKal o paciente perde peso de forma rápida, uma média de 5 Kg em 15 dias como mostra o estudo ProKal, e existe uma redução de volume corporal muito significativa, o que permite ao paciente uma melhoria da sua imagem corporal logo desde o início do tratamento.

– Uma pessoa que queira perder peso sozinha consegue fazê-lo?
Para o alcance de uma perda de peso segura, sustentada e eficaz, é necessário o acompanhamento profissional de uma equipa multidisciplinar que garanta o supervisionamento e preservação do estado de saúde do individuo, ao mesmo tempo que este integra um processo de reeducação alimentar que objetiva a implementação de hábitos alimentares saudáveis no seu dia-a-dia. O Método PronoKal é um tratamento médico e multidisciplinar, o que permite aos pacientes terem o acompanhamento de profissionais de diferentes áreas, sendo a equipa composta por médicos, nutricionistas, profissionais de atividade física e profissionais de coaching (apoio psico emocional). Este acompanhamento é fundamental para que a perda de peso ocorra de forma personalizada, eficaz e saudável.

– Quais são os alimentos a preferir e a evitar numa dieta?
No momento em que iniciamos um tratamento de perda de peso é fundamental que exista uma avaliação clínica personalizada, que permita perceber qual a abordagem mais adequada para cada indivíduo. A nível nutricional devemos assegurar que o plano alimentar prescrito contempla uma ingestão adequada de proteínas de elevado valor biológico, nas quantidades necessárias ao bom funcionamento do organismo. O consumo de legumes também deverá ser valorizado uma vez que estes alimentos têm elevados teores de fibra, vitaminas e minerais. Numa dieta que objetive a perda de peso devemos evitar o consumo de alimentos ricos em açúcares simples e gordura, principalmente saturada, como é o caso de produtos industrializados como bolos, bolachas, cereais açucarados, refrigerantes, entre outros. Desde de o início e durante todo o tratamento com a PronoKal, bem como na fase de manutenção, os nossos pacientes dispõem de uma vasta gama de refeições compostas por proteína de elevado valor biológico, com um baixo teor de gordura e açúcares, e simultaneamente saborosas e práticas que os ajudam a alcançar um peso saudável e a manter esse peso a longo prazo com a ajuda da nossa equipa multidisciplinar.

– Quanto tempo é que é necessário manter um plano alimentar para que se possa perder peso à custa de gordura?
Um plano alimentar de emagrecimento à custa de gordura deve manter-se até serem alcançados níveis de peso e massa gorda saudáveis, sendo que estes objetivos devem ser sempre determinados pelo médico que o acompanha. O tempo necessário para atingir estas metas poderá ser variável, mas com o Método PronoKal os pacientes perdem 3 vezes mais peso no mesmo período de tempo do que realizando uma dieta hipocalórica. Em média os nossos pacientes perdem 5 Kg em 15 dias, 8 Kg num mês e 20 Kg em 4 meses, sendo esta uma perda quase exclusiva (93%) de massa gorda. Como para a PronoKal a fase de manutenção de peso também é uma fase igualmente importante, os pacientes são acompanhados durante 2 anos, após atingirem os seus objetivos, de modo a assegurarmos que estes têm todo o apoio necessário para não recuperarem o peso perdido.

– O que é que a Pronokal, e a equipa multidisciplinar, aconselha a quem queira emagrecer de forma saudável?
A PronoKal e toda a equipa aconselham a quem queira emagrecer de forma saudável e efetiva a contactar um médico prescritor que o ajudará, com o apoio de nutricionistas e profissionais de atividade física e coaching, a alcançar o seu peso ideal. Com o Método PronoKal perderá peso rapidamente, sendo que esta perda de peso será predominantemente uma perda de massa gorda, e adquirirá hábitos alimentares mais equilibrados, o que lhe permitirá manter o seu peso saudável a longo prazo.