Atualidade

Michelle e Barack Obama regressam ao trabalho em Washington

Estiveram de férias em Palm Springs, Califórnia, onde foram apanhados com um look bastante mais descontraído do que o habitual, e já voltaram a trabalhar.

Após pouco mais de duas semanas de descanso, Barack e Michelle Obama começaram a trabalhar no novo escritório que coordenará as atividades de ambos depois de terem deixado a Casa Branca. O site na internet é barackobama.com mas a ideia é de ambos: “Escritório de Barack e Michelle Obama”, lê-se.

A mensagem de boas-vindas é “nós também amamos vocês” e parece responder aos milhões de cidadãos que expressaram em manifestações e nas redes sociais a falta que sentem do casal. Obama foi um dos presidentes que deixou a Casa Branca com maior índice de aprovação, cerca de 60%, enquanto Michelle atingiu 68% em algumas pesquisas, como uma realizada pelo Instituto Gallup.

A foto de fundo do site é aquela que mostra o casal, de costas, na Casa Branca a olhar para o Monumento a Washington. “Foi a maior honra da minha vida servi-los. E não vou parar, vou estar com vocês todos os dias da minha vida”, diz o pequeno vídeo do discurso de despedida de Obama em Chicago e que está no site.

Michelle e Barack Obama

No projeto da nova missão do antigo casal presidencial está a Fundação com o seu apelido.

“A Fundação Obama será uma empresa viva e trabalhadora para a cidadania – um projeto contínuo para formarmos juntos o que significa ser um bom cidadão no século XXI. Estamos baseados no lado sul de Chicago e teremos projetos em toda a cidade, no país e no mundo. Nós queremos ouvir-vos. Envie-nos as suas ideias, suas esperanças, suas crenças sobre o que podemos conseguir juntos. Esta será a sua Fundação tanto quanto ela é nossa, então partilhe a sua voz em obama.org”, lê-se no canal de Youtube da Fundação Obama.

Barack e Michelle já tinham lançado um vídeo onde anunciam tudo.

“Finalmente vamos dormir e ter algum tempo para estarmos com a nossa família. E estarmos parados durante um bocadinho. Por isso, podemos não estar tanto tempo online quanto estão habituados a ver-nos”, disse a ex-Primeira-Dama poucas horas depois de Donald Trump tomar posse como o 45.º Presidente dos EUA.

A Fundação Obama vai supervisionar a construção do Centro Presidencial Obama, que é uma espécie de “startup para a cidadania”, com “projetos por toda a cidade, o país, o mundo”, explicou Obama.

“Mais do que uma biblioteca ou um museu, vai ser um centro vivo de trabalho para a cidadania. E é por isso que queremos ouvir-vos. Digam-nos o que querem que este projeto seja. Digam-nos o que está a passar pela vossa cabeça”, pediu o POTUS 44 (44º Presidente dos EUA).