Atualidade

Leonor Poeiras revela truques para abrandar o ritmo

Adepta de um estilo de vida saudável há alguns anos, a apresentadora da TVI não podia deixar de faltar à apresentação do livro, ‘As Manhãs da Leonor’, da amiga Leonor Seixas.

“Todos nós de uma forma geral estamos mais virados para a alimentação saudável. Ainda bem que o saudável virou moda. Gosto do que fizeram neste livro. São alternativas rápidas e desmistificam a ideia de que a comida macrobiótica ou, pelo menos aquela que não inclui carne, é chata. Também era a ideia que eu tinha”, referiu Leonor Poeiras durante o lançamento do livro, esta segunda-feira.

Consciente de que o saudável é o futuro, a cara do canal de Queluz mudou os seus hábitos “há uns dez anos” e já passou essa preocupação ao filho António, de 9 anos, fruto da sua relação com o jornalista Miguel Braga.

“Passo dias e dias sem comer carne e peixe, mas como de tudo. Até carne crua, pezinhos de coentrada ou dobrada. Não abdico de nada”, assumiu, acrescentando que o segredo está em “respeitar a sazonalidade e não ceder a impulsos”.

Leonor Poeiras apresentação livro de Leonor Seixas 3

Falando em segredos, existe algum que ajude a dar a energia que a caracteriza? “É um exagero”, começou por reconhecer: “Canso-me bastante de ser tão energética. Fisicamente era um problema. Demorava a adormecer. A minha cabeça é um cinema mental. Mesmo a trabalhar em televisão percebi que tinha de acalmar. Às vezes doía-me a garganta de tanto falar”.

O ritmo alucinante a que está sujeita diariamente, assim como o seu próprio metabolismo “acelerado”, fez com que abrandasse o ritmo. E aí sim, tem alguns truques que fez questão de partilhar com os leitores da Move Notícias.

“Tenho ferramentas para quando realmente preciso de desacelerar. Exercícios respiratórios ou parar e olhar para o céu. Deixei de correr, não me arrisco no trânsito. Viver numa ansiedade não é a minha prioridade. Conhecendo-se o ser humano consegue-se aproveitar muito mais a vida. A minha parte mental tem de ser mais branda para bem de todos”, explicou.

A apresentadora – que tem um livro sobre projetos para fazer em casa ao estilo de “Faça Você Mesmo”: ‘Oficina Poeiras’, publicado em 2015 – viu agora o seu nome ser associado a um novo desafio profissional.

Leonor Poeiras foi anunciada como a apresentadora de ‘Masterchef Celebrity’, que promete testar as habilidades culinárias de várias figuras conhecidas do grande público português. O programa está em fase de pré-produção e só deve ser transmitido na TVI em 2018.

“Gosto imenso de cozinhar e sou um bom garfo. Até gostava de ser concorrente”, disse apenas, admitindo que a sua participação ainda não é oficial.

Os sucessos não param e, por isso, Leonor Poeiras está prestes a lançar uma coleção de carteiras.

“Estou a finalizar a coleção que sai agora em março. O processo criativo sempre me fascinou. Qualquer desafio que tenha a ver com criatividade parece-me bastante interessante. É um luxo estar numa fábrica e poder escolher tudo”, garantiu.

Leonor Seixas, Sara Marques dos Santos e Leonor Poeiras apresentação de livro

Fotos: Raquel Nunes e Fotos: César Lomba