Atualidade

Donald Trump critica rede de lojas que ostracizou roupa da filha Ivanka

Ninguém disse que a vida estava fácil. Muito menos para uma multimilionária e filha do presidente dos Estados Unidos da América.

Ivanka Trump tem uma coleção de roupa com o seu nome mas vai ser cada vez mais difícil obter as propostas da Primavera de 2017 porque as cadeias de lojas estão a deixar de as vender.

A Nordstrom foi a primeira a anunciar isso mesmo e já removeu a linha do seu site. Atitude que o presidente dos EUA condena.

“A minha filha Ivanka recebeu um tratamento tão injusto da @Nordstrom. Ela é uma ótima pessoa, sempre a estimular-me a fazer o correto! Terrível!”, escreveu esta quarta-feira na sua conta do Twitter, retweetando depois na página oficial da Presidência.

A Nordstrom, com sede em Seattle (Washington), emprega mais de 76 mil pessoas e possui centenas de estabelecimentos nos EUA e no Canadá. Na semana passada anunciou a retirada da marca de roupa de Ivanka Trump devido às vendas baixas.

“A cada ano, cortamos com cerca de 10% das marcas e atualizamos a nossa seleção de produtos com a mesma quantidade”, disse um representante da marca ao site ‘Business Insider’.

“Sempre dissemos que tomamos decisões baseadas na performance. Neste caso, baseamos na performance da marca e decidimos não comprá-la para esta estação [primavera 2017]”, justificou a Nordstrom a 2 de fevereiro, sendo que no dia seguinte já só estavam à venda no site quatro pares de sapatos de Ivanka, todos com descontos de 40%.

Já em novembro, o retalhista, a par de outros, esteve debaixo de fogo por terem deixado a linha em stock. “Esperamos que oferecendo produtos de um fornecedor não seja mal interpretado como nós a tomar uma posição política. Não estamos”, justificaram na altura no Twitter.

A Nordstrom foi o primeiro retalhista a cortar, publicamente, laços com a marca da filha de Donald Trump, o que pode ser entendido como um boicote típico da campanha ‘Grab Your Wallet’ (Agarra a tua carteira), uma organização que defende que se deve boicotar retalhistas e produtos de alguma forma ligados ao presidente ou à sua família.

Também a Neiman Marcus fez o mesmo, como se pode confirmar aqui.

Na semana passada foi a vez dos funcionários das redes T.J. Maxx e Marshalls receberem instrução para retirar das lojas todos os cartazes de propaganda dos produtos da linha de Ivanka. Noticiou o jornal ‘New York Times’ que o objetivo foi impedir que as roupas e acessórios com a marca da filha de Trump fossem exibidos em áreas exclusivas e passou-se a misturá-los aos produtos de outras marcas.

Ainda assim, a linha de Ivanka mantém-se à venda ao público em vários locais como Zappos, Macy’s, e Lord & Taylor. Um porta-voz da marca disse à ‘Fortune’ que em 2016 tiveram um lucro 37% superior ao do ano anterior.

14608861_10154692441427682_8917742589309517145_o