Lúcia Vaz Pedro

A IMPORTÂNCIA DE UM LÍDER

líder

Não é fácil liderar, porque o líder tem sempre que dar o melhor exemplo. No entanto, nos tempos atuais, precisamos de bons líderes que nos sirvam de exemplo para ultrapassarmos os diferentes tipos de crise que nos assolam.

Se olharmos para o passado, verificamos que os melhores líderes foram aqueles que se colocaram ao lado daqueles que lideravam e que deram o exemplo. Veja-se o caso de D. João I na batalha de Aljubarrota, que combateu junto dos seus soldados contra os castelhanos, e o de Nuno Álvares Pereira que os perseguiu pelas terras transtaganas até à fronteira.

Na verdade, o melhor líder não é o arrogante, o desinteressado, o interesseiro, o apático, o racional.

O melhor líder é o apaixonado, o cativante, o inesquecível, o que se sacrifica pelos seus colaboradores.

Os que o seguem quererão ser tão apaixonados, cativantes, inesquecíveis quanto ele e sacrificar-se-ão, porque o seu líder o fez e não há melhor lição do que a que vem de cima. O líder tem a capacidade de compreender e de adaptar as habilidades de cada pessoa a cada tarefa, pois sabe potenciar e rentabilizar o trabalho. É esta humanidade que caracteriza o bom líder e que o torna único e capaz de comandar. É este que marca a diferença pela sua frontalidade, autenticidade e humildade.

O líder inesquecível promove o sucesso e muda-nos para melhor.