Atualidade

Piloto do Rali Dakar atingido por raio durante prova

Era a terceira etapa da competição. O eslovaco Ivan Jakes, da equipa KTM, estava a conduzir a sua mota quando foi atingido por um raio. Acabou por perder o controlo do motociclo e precisou de ser levado ao hospital. Ainda assim conseguiu terminar a prova.

O acidente ocorreu esta quarta-feira, 4 de janeiro, na Argentina (o Rali Dakar de 2017 ocorre naquele país, no Paraguai e na Bolívia).

Jakes foi atingido pelo raio quando ainda faltavam 300 km para o fim da etapa. Além de ter ficado naturalmente atordoado pelo impacto, sofreu uma convulsão. No entanto, fez questão de continuar e cruzou a linha de chegada em 15º.

O piloto foi depois encaminhado para um hospital em Jujuy com dores na parte esquerda do corpo e alguma dificuldade de visão. “Entrou pelo corpo, porque o metal da moto atrai a eletricidade do raio, entra pelo corpo e pode migrar para todos os lados. Ele disse que não chegou a cair, mas não se recorda bem o que aconteceu. Ele melhorou depois no hospital”, disse a médica do Dakar, Marcela Lauko.

O eslovaco acabou por piorar na manhã desta quinta-feira.

“Ivan sentiu-se mal durante a noite, teve dores de cabeça e também não conseguiu beber água. Deitou-se tarde e só dormiu durante três horas. De manhã sentiu-se novamente mal e estava pouco comunicativo”, lê-se na página do piloto.

Ainda assim pode considerar-se um sortudo. “Graças a Deus ele não pisou a terra, pois teria causado um aterramento [a terra acumula toda a carga elétrica] e seria pior”, disse o chefe da equipa do eslovaco ao site Motorsport.com.

Crê-se que o piloto regresse à competição, já na Bolívia.

A prova de rali mais famosa do mundo estreou em 1979, ainda com o nome de ‘Paris-Dakar’. Desde 2009 é disputada na América do Sul.

Foto: Facebook de Dick Bob Kvetnansky