Atualidade

Passes gratuitos para crianças nos transportes de Lisboa

A informação foi avançada pela Câmara Municipal de Lisboa na sua página de Facebook. Vêm aí novas medidas a serem implementadas nos próximos três anos.

“A gratuitidade dos passes da Carris e Metro para as crianças até aos 12 anos e os descontos para os idosos entram em vigor a 1 de fevereiro, o mesmo dia em que a tutela da Carris passa do Governo para a Câmara Municipal de Lisboa”, começou por informar a autarquia.

A partir dessa data, as crianças dos 4 até aos 12 anos (inclusive) têm direito a transporte gratuito na Carris e no Metro, desde que sejam titulares do cartão Lisboa Viva com perfil Criança. Quem ainda não tem esse perfil, #deverá ativá-lo ou então adquirir um cartão Lisboa Viva#. A partir desse momento, e até ao mês em que a criança faz 13 anos, poderá andar no Metropolitano e na Carris de forma gratuita.

O dia 1 de fevereiro marca também o início dos novos descontos no passe Navegante Urbano, para quem tem mais de 65 anos, e que permitirá viajar na Carris, Metro e área urbana da CP. Caso os utentes já possuam os cartões Lisboa Viva e Lisboa Viva 3.ª Idade válidos, “não é necessário qualquer procedimento adicional”.

Os Cartões Lisboa Viva, para quem quer activar um perfil Criança ou de maiores de 65 anos, já podem ser comprados (sendo necessário apresentar o Cartão de Cidadão da criança ou comprovativo de que tem 65 anos) numa das seguintes estações de Metro: Marquês de Pombal, Colégio Militar, Jardim Zoológico, Campo Grande, Baixa-Chiado, Cais do Sodré, Oriente e Aeroporto, ou num dos Espaços Cliente Carris em Santo Amaro ou Arco do Cego, nos Quiosque Mob Carris, ou em qualquer Operador de Transportes da Região de Lisboa.

“O prazo normal de entrega do cartão são 10 dias úteis, mediante o pagamento de 7,00 euros. Caso tenha urgência, o cartão poderá ser entregue no dia útil seguinte, neste caso com o custo de 12,00 euros. #Lisboa”, recordou a Câmara.