Atualidade

Morreu Emmanuelle Riva, protagonista de “Hiroshima Meu Amor”

A atriz francesa Emmanuelle Riva, protagonista dos filmes “Amor”, de Michael Haneke, e “Hiroshima, meu amor”, de Alain Resnais, morreu esta sexta-feira em Paris, aos 89 anos, anunciaram fontes próximas da artista.

Emmanuelle Riva faleceu após “uma longa doença”, acrescentaram.

“Até o final permaneceu ativa”, contou a sua agente, Anne Alvares Correa, recordando que em março deve estrear o último filme da atriz, “Paris Pieds Nus”, de Fiona Gordon e Dominique Abel.

“Emmanuelle Riva era uma mulher comovente, uma artista de rara exigência. Vai-se uma voz inesquecível. Uma voz habitada pelo amor das palavras e da poesia”, afirmou Frédérique Bredin, presidente do Centro Nacional do Cinema (CNC) da França.

O filme francês “Amor”, escrito e dirigido por Michael Haneke, venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2012 e também foi premiado com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Venceu também os prémios César de cinema francês e da Academia Europeia de Cinema, entre os quais os de Melhor Atriz.
Na história de Emmanuelle Riva destaca-se ainda o filme “Azul”, da trilogia de Krzysztof Kieslowski (“Azul”, “Branco” e “Vermelho”).

Nascida como Paulette Germaine Riva, em 1927, a atriz francesa somou uma carreira de quase 60 anos e a sua voz “marcou o teatro, o cinema, a televisão”.