Atualidade

Mãe de Angélico é responsabilizada a pagar mais de 2 milhões de euros

O Tribunal de Aveiro condenou hoje, 3 de janeiro, Filomena Angélico, herdeira de Angélico Vieira, e o Fundo de Garantia Automóvel, a pagar uma indemnização de 2 milhões de euros a Armanda Leite, a ex modelo que acompanhava Angélico e Hélio Filipe no trágico acidente que lhes tirou a vida. A defesa afirma que vai recorrer.

A justiça comprovou a culpa do cantor e condutor, que seguia a 200 Km/h quando o pneu do automóvel rebentou. O carro acabou por derrapar durante 300 metros. Nesta indemnização, 1,5 milhões correspondem aos danos físicos sofridos por Armanda e 500 mil ao investimento que os pais da mesma terão de fazer para a adaptar a casa. No entanto, a indemnização poderá subir até aos 5 milhões de euros já que a mãe será também condenada ao pagamento de um valor mensal. Esta quantia ainda não foi fixada.

Foi há mais de 5 anos, em 2011, que o BMW se despistou na A1, em Estarreja, com consequências irreparáveis à saúde de Armanda, que depois de sofrer de um traumatismo cranioencefálico grave, tem hoje problemas ao nível da fala, continua de cadeira de rodas e apresenta um grau de incapacidade superior a 98%.

Apesar da relação próxima entre a requerente e a arguida, Armanda pediu uma indemnização de 5,7 milhões de euros aos pais do cantor, ao Fundo de Garantia Automóvel e ao stand AugusCar, onde foi comprado o BMW. O advogado do stand automóvel, João Magalhães, disse ao Jornal de Notícias que a firma foi absolvida.

Em 2015, os pais de Angélico Vieira já tinham sido condenados a pagar uma compensação de 117 mil euros aos pais da outra vítima mortal, Hélio Filipe, decisão que foi revogada pelo Tribunal da Relação do Porto.