Atualidade

Desafio Final 4: Produção conduz Sofia Sousa à final e fica debaixo de fogo

Sofia Sousa, Gonçalo Quinaz, Filipe Vilarinho, Érica Silva, Carlos Sousa e Lia são os finalistas deste Desafio Final (DF) 4. Esta quarta-feira, 25, Cristiana Dionísio, por escolha dos portugueses, e Rui Rodrigues, por vontade da produção, foram expulsos do reality show da TVI. O grande vencedor será conhecido no próximo domingo (29).

No entanto este jogo ficou completamente manchado pela manipulação. Desde a Gala de Expulsão do passado domingo, os portugueses estiveram a votar para expulsar um dos seguintes concorrentes: Cristiana, Sofia e Rui. A fava acabou por sair à ex-concorrente da Casa dos Segredos (CdS) 5. A vice-campeã da CdS 4 foi a segunda mais votada e o ex-concorrente do Love on Top (LoT) foi o que recebeu menos votos. Ainda assim Rui também havia de deixar este DF 4.

Votações_DF4

Já com Cristiana fora da Casa, Teresa Guilherme informou os restantes concorrentes que seriam eles a definir uma nova e derradeira expulsão. As nomeações foram feitas na ardósia e, numa primeira ronda, registou-se um empate entre Sofia Sousa e Rui Rodrigues. Veja quem votou em quem:

Lia: Sofia
Érica: Sofia
Sofia: Rui
Carlos: Sofia
Gonçalo Quinaz: Rui
Filipe: Rui
Rui: Filipe
Balanço: Sofia e Rui (3) e Filipe (1).

Na ronda de desempate, Sofia e Rui não votaram e a Mãe Guerreira acabou por ser a escolhida pelos colegas para deixar a Casa.

Lia: Sofia
Érica: Sofia
Carlos: Sofia
Gonçalo Quinaz: Rui
Filipe: Rui
Balanço: Sofia (3) e Rui (2).

No entanto, a produção já tinha perspetivado esse cenário e escondeu um envelope na Casa para a eventualidade de Sofia ser a mais votada. Assim, foi pedido a Carlos para ler o que estava lá dentro e acabou por ser esse finalista a anunciar a expulsão de Rui, o ex-concorrente do LoT que até tinha sido, entre os nomeados, o preferidos dos portugueses para ser finalista.

Carlos_DF4

Essa situação gerou ondas de indignação entre os telespectadores, que logo ‘tomaram de assalto’ a página de Facebook da Endemol para mostrarem toda a indignação que sentiram por esse ato de manipulação. Alguns deles prometeram nem votar no finalista preferido, pois ficou claro que a sua vontade nada conta. Mas mais do que isso, muitos ex-concorrentes dos reality shows da TVI também recorreram às redes sociais para atacarem a produção. Vânia Sá, por exemplo, fez duas publicações no Facebook sobre isso.

“Sou eu a única a achar que estão a dar muita bandeira? #sóobservo”, começou por escrever a concorrente deste DF 4 expulsa no passado domingo. Depois, acrescentou: “Afinal o Rui estava lá só de candeeiro para o puderem usar nesta jogada, caso fosse necessário. E eu a questionar-me como fui expulsa?! JÁ DESCOBRI! Se sabia que o objetivo era arrecadar NUNCA’s para ficar lá até à data de hoje (ontem) não lhe cedia gentilmente aqueles “3 NUNCA’s” e saía a Sofia, OU NÃO! ???? #crediblidadeondeandas #atéfiqueicompenadomíudo”.

Andreia Silva, ex-namorada de Rui Rodrigues também não conseguiu calar a sua indignação: “Mais uma noite de desilusão… Como tiveram a oportunidade de ver… nada como um plano B! Sinceramente… Palavras para quê? Enfim!
Pena terem apoiado um concorrente em vão… apesar de tudo gostava de o ver na final!”.

AndreiaSilva_VaniaSá

“PALHAÇADA! TRISTEZA! UMA VERGONHA!”, escreveu por seu lado Kika Gomes, ex-concorrente da CdS 6 que também participou neste DF 4.

“Palhaçada”, de resto, também foi a palavra usada por Bruno Esteves para comentar a forma como Sofia Sousa foi conduzida à final em detrimento de Rui Rodrigues.

De resto, a própria Sofia Sousa, em conversa com Filipe Vilarinho, na Casa de Vidro, após as saídas de Cristiana e Rui assumiu que tinha sido protegida pela produção, não só esta quarta-feira, mas também no passado domingo.